São muitos os eventos programados para os meses de verão em Lagos. Ciclos de concertos, feiras de artesanato, de artes, de retalhos, festivais, festas religiosas, atividades para os mais pequenos e muita história e património para conhecer. É o que Lagos tem para oferecer – um verão repleto de experiências, artes e tradições.
Este ano, a programação de verão foi preparada para o visitante, mas também para quem escolhe Lagos como local para residir, e procura destacar os sabores e saberes das artes e tradições no concelho, guiando-os na descoberta do que o município tem de mais autêntico e tradicional para oferecer.
Até ao final deste mês de julho, os interessados podem participar nas Aulas de Culinária que irão decorrer, nos dias 26 e 27, entre as 10h00 e as 12h00, no Mercado da Avenida e que visam a promoção da Cavala, um peixe rico em ómega 3 e até agora pouco utilizado nas cozinhas portuguesas.
Para o final do mês estão previstos o espetáculo “Fantoches Fantásticos” pelo Teatro Experimental de Lagos, o Concerto de Encerramento do V Estágio de Cordas pela Academia de Música de Lagos e o “Chá da Tarde no Convento – Música…e doçuras conventuais“, pelo Grupo Coral de Lagos, que permitirá aos participantes deliciarem-se com os doces tradicionais, envolvendo-os numa experiência cultural única, num equipamento edificado para a comunidade de freiras carmelitas no séc. XVI e que esteve ligado ao desenvolvimento da doçaria conventual e à criação do famoso doce Dom Rodrigo – a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (vulgo Igreja das Freiras).
No decorrer do mês de agosto, destacam-se o Stock Out de verão, a VII Feira de Artesanato, o tradicional Festival do Folclore de Odiáxere, a XI FETAAL – Feira de Tradições e Artes do Algarve e a Festa do Banho 29.
Na área da música, o destaque vai para o Concerto Promenade/OPART, com a Orquestra Sinfónica e a Orquestra do Algarve, que serão conduzidas pelo conhecido Maestro António Vitorino de Almeida.
Nas primeiras três Sextas-Feiras do mês poderá assistir aos Sons Antigos do Sul – o I Ciclo de Música Antiga do Barlavento a decorrer no Centro Cultural de Lagos.
Em setembro, para além das festas religiosas de Nossa Senhora da Luz, e das peças de teatro revista e do “Cavalo Manco não trota, pela Companhia de Teatro do Algarve, chega-nos a 11ª edição do Festival de Flamenco, um evento que já se converteu num dos mais importantes a realizar-se fora de Espanha, no que diz respeito a esta área artística da dança.
Ainda durante todo o verão, os munícipes e visitantes de Lagos vão poder ficar a conhecer uma diversidade de exposições que abarcam várias áreas desde a pintura, passando pela escultura até à cerâmica. A autarquia, juntas de freguesia e associações do concelho uniram-se e prepararam um conjunto mostras originais com o apoio de artistas locais.
As mostras estão patentes no Centro Cultural de Lagos, Antigos Paços do Concelho, Posto Municipal de Exposições e ao ar livre (várias artérias da Cidade e Barão de São João).
Para os mais pequenotes, o programa é diversificado e bastante animado com atividades a decorrerem nas praias do concelho, no âmbito Campanha Bandeira Azul 2012, bem como no Centro Ciência Viva de Lagos, onde todos aprendem a ciência de uma forma muito divertida.
Para além da animação, Lagos é um município que alia o lazer, ao prazer e à cultura, convidando todos os seus visitantes a desfrutar de experiências autênticas e a conhecer os mais emblemáticos equipamentos culturais da cidade, nomeadamente o Forte Ponta da Bandeira, o Mercado de Escravos ou o Museu Municipal de Lagos.
Toda a programação é atualizada aqui.