Lagos já conta com 12 parques bio saudáveis no concelho com o objetivo de «incentivar a prática desportiva ao ar livre, bem como contrariar o sedentarismo».
Assim também se estimula o convívio, aumentando os benefícios para a saúde.
Segundo a Câmara de Lagos, «além das variadas atividades e projetos que existem nesta área, a autarquia tem feito um esforço no sentido de garantir a cobertura do concelho com parques e equipamentos que permitam a prática informal de exercício físico ao ar livre para a população adulta».
Os equipamentos instalados «visam facultar um conjunto de atividades que possam fortalecer, relaxar, alongar, estimular a agilidade e promover a flexibilidade dos grupos musculares do corpo humano».
Foram recentemente instalados quatro parques desta natureza no concelho: um parque bio saudável, em Odiáxere (Largo dos Passarinhos), no valor de cerca de 5 mil euros, no âmbito do Orçamento Participativo Lagos, e parques em Almádena, Espiche e Barão de São João, no valor global de cerca de 15 mil euros, por iniciativa da Câmara Municipal de Lagos.
A estes, acresce a instalação (já concretizada, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho) de mais oito.
A saber: parque bio saudável do Parque da Cidade/Anel Verde, parque bio saudável no Parque Urbano/Zona Verde de Bensafrim, parque bio saudável da Ameijeira, equipamento bio saudável e parque de Jogos António Júlio Correia (junto ao Bairro dos Pescadores), parque bio saudável da Luz (Rua da Várzea, de acesso à praia) e parques bio saudáveis nas Portelas, no Chinicato e no Sargaçal.