Lagos vai vestir-se «de luz e cor para receber o Natal», com uma programação que começa no dia 1 de Dezembro e se prolonga até 6 de Janeiro. Durante este período, «vale a pena sair de casa, percorrer as ruas de Lagos e sentir o ambiente e a magia da quadra festiva», garante a Câmara Municipal.
A autarquia lacobrigense diz ter preparado «uma vez mais, uma programação diversificada, que promete muita animação para o mês de Dezembro» e que «volta a deixar bem patente a aposta na área musical, na qualidade e diversidade dos talentos locais, na atenção aos mais pequenotes e no apoio ao comércio tradicional».
A animação começa no dia 1, com a chegada do Pai Natal e da Mãe Natal, às 14h30, na Praça Luís de Camões. Nesta ocasião, haverá uma parada e uma tarde «recheada de surpresas e atividades para animar a criançada».
No mesmo local, «entre os dias 3 e 22, a Mãe Natal vai estar à espera dos mais pequenotes para com eles tirar fotografias e receber as suas tradicionais cartas dos pedidos de presentes».
Noutros pontos da cidade, nomeadamente na Praça do Infante e Rua Portas de Portugal, vão estar insufláveis, uma pista de gelo sintético e um iglo com ateliês «para animar os mais curiosos».
O programa deste ano volta também a incluir atividades de dinamização do comércio local e animação de rua, concertos de Natal e iniciativas como a “Natalândia”, no ZooLagos, o Mercado de Natal (no Mercado da Avenida) e o tradicional Presépio de Natal Animado do lacobrigense José Cortes.
Durante a época natalícia, em Lagos, a ACRAL também vai promover entre os dias 1 e 21 de Dezembro um Concurso de Decoração de Árvores de Natal, cujas árvores estarão expostas pela baixa da cidade até 6 de Janeiro e um Concurso de Montras.
Já a empresa municipal LAGOS EM FORMA, entre os dias 10 de Dezembro e 1 de Janeiro vai dar «condições muito especiais» aos utentes do parque de estacionamento coberto da Frente Ribeirinha. Já o estacionamento à superfície entre 17 de Dezembro a 1 de Janeiro será gratuito.
As iniciativas contam com a colaboração da ACRAL, da empresa municipal LAGOS EM FORMA, da Freguesia de São Gonçalo de Lagos, e de várias associações e coletividades culturais do concelho.
O programa completo pode ser consultado aqui.
.