As negociações com uma companhia de cruzeiros fluvio-marítimos, para concretizar uma ligação semanal entre os portos de Portimão e Sevilha «decorrem a bom ritmo», revelou a Câmara de Portimão.
Estas negociações, adianta a autarquia, surgem no seguimento do trabalho conjunto que está a ser realizado pelos portos de Portimão e de Sevilha para atrair navios de cruzeiros para o Algarve e Andaluzia.
O itinerário atualmente em avaliação técnica prevê escalas nos portos de Sevilha, Vila Real de Santo António, Olhão e Faro, com operações de turn-around (embarque e desembarque de passageiros) em Portimão, possibilitando a organização de pacotes turísticos para os passageiros com permanência na região algarvia, «o que poderá criar boas dinâmicas económicas na hotelaria, na restauração, no comércio local e no próprio Aeroporto Internacional de Faro».
Localizado estrategicamente na confluência entre o Atlântico e o Mediterrâneo, e beneficiando de condições naturais únicas, o Porto de Portimão teve nos últimos quatro anos um significativo aumento no número de passageiros de cruzeiros, passando de 5.798 em 2007 para 44.841 no ano passado, o que representou um crescimento de 673 por cento.