O livro «Batata-Doce de Aljezur | Receitas Tradicionais e de Autor» (edição bilingue), está em fase final de produção e será apresentado no próximo Festival da Batata-doce de Aljezur, que decorre de 1 a 4 de dezembro.
Neste livro estão reunidas mais de 50 receitas com batata-doce, umas conhecidas em toda a região, outras reinterpretadas por chefs de cozinha a partir de pratos tradicionais e outras ainda criadas de origem.
Em comum, todas têm a saborosa batata-doce de Aljezur e o facto de serem executáveis por qualquer pessoa que saiba o bê-á-bá da cozinha.
A Batata-doce de Aljezur é um produto de excelência, com classificação IGP (Indicação Geográfica Protegida) e presta-se a um imaginativo receituário: Sopa de feijão com batata-doce, salada de polvo com batata-doce, carapaus assados com batata-doce, rojões de porco com batata-doce frita, couvada de batata-doce, torta de batata-doce, bolo de batata-doce com amêndoa, azevias de batata-doce, pão de batata-doce…
Esta é uma edição da Câmara Municipal de Aljezur, com produção e conteúdos a cargo da 1000olhos. Os textos são de Teresa Resende, a confeção do chefe Vítor Esteves e as fotografias de João Mariano.
O Festival da Batata-Doce de Aljezur irá manter o formato do ano anterior, com a mostra de artesanato local, a promoção da doçaria baseada na batata-doce local, com a presença das doceiras locais, e ainda, como não poderia deixar de ser, a zona de restauração, onde será possível degustar receitas únicas num dos quatro restaurantes ou das três tasquinhas aí presentes.
Os visitantes serão também convidados a aprender com alguns dos melhores chefes de cozinha, várias receitas tendo por base a batata-doce de Aljezur na área dedicada para o efeito.