O livro «A História do Povo de Loulé na Revolução Portuguesa 1974-75», de Raquel Varela e Luísa Barbosa Pereira, vai ser apresentado no dia 17 de Junho às 17h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé.
Nesta obra, as duas autoras abordam o período de conflito social que se seguiu à Revolução dos Cravos, que «teve amplitude nacional, tendo chegado a diversas áreas do País, incluindo o Concelho de Loulé». «Esta é a história que se pretende contar, a história do povo de Loulé no biénio revolucionário de 1974-1975», resumiu a Câmara de Loulé.
«A revolução portuguesa foi marcada pelo protagonismo político de um forte movimento operário e social que atingiu todos os setores da sociedade, em particular o movimento operário, e caracterizou-se por conflitos sociais muito radicalizados entre os estudantes, o moderno setor laboral dos serviços, o setor informal, uma ampla participação das mulheres e dos setores intermédios e de base das forças armadas», enquadrou a autarquia.
As autoras do livro são ambas especialistas neste período da história de Portugal. Raquel Varela é historiadora e as suas áreas de estudo são história da Revolução dos Cravos, história do trabalho e história do Estado social. Luísa Barbosa Pereira é cientista social. As suas áreas de estudo são, entre outras, sociologia do trabalho, história do movimento operário e da Revolução dos Cravos.