“A Ocupação Romana do Algarve” é o tema do mais recente livro de Catarina Viegas (docente e investigadora na área da Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), que vai ser apresentado no dia 26 de janeiro, às 18 horas, no Museu Municipal de Faro.
A obra constitui um importante trabalho científico sobre a presença romana no centro e sul de Portugal, com um foco especial no estudo da cerâmica romana enquanto indicador da evolução económica deste período histórico.
O livro “A ocupação romana do Algarve” parte de um amplo conjunto de achados para traçar a evolução do consumo de cerâmicas de mesa e de produtos alimentares transportados em ânforas importados para o território algarvio.
Estes elementos lançam luz sobre a dinâmica evolutiva da região e dos principais núcleos urbanos do Algarve oriental como Ossonoba (Faro), Balsa (Quinta de Torre de Aires) e Baesuri (Castro Marim) e permitem avaliar quais as principais regiões abastecedoras do Algarve romano desde o séc. II a.C. até ao séc. VI d.C..
Catarina Viegas é docente universitária da área de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Investigadora da UNIARQ, onde integra a equipa do grupo de trabalho “Interações dinâmicas no Centro e Sul de Portugal” dirigido por Ana Margarida Arruda.
Participou em diversos projetos de investigação destacando-se o das “Termas da villa romana da Tourega (Évora)” (1990-2000), o “Corpus dos mosaicos de Portugal”(1991-2005), e mais recentemente, os projetos “Castro Marim e o seu território imediato na Antiguidade”, e “O Monte Molião na Antiguidade”.