Novo artesanato, produtos de design & gourmet, street food, criações de autor. É isto que os mais de 40 expositores confirmados vão mostrar no Lota Cool Market, a decorrer no sábado, 31 de maio, entre as 16 e as 24 horas, na zona ribeirinha de Portimão e no edifício da antiga lota.
A mentora de tudo isto é a jovem designer de ambientes Diana Condesso, de 31 anos, que contou ao Sul Informação ter-se inspirado «em outros mercados que acontecem em Lisboa e no Porto», sempre ligados ao que «de mais inovador e criativo» vai sendo trazido à luz do dia por criadores independentes.
«Quis que Portimão entrasse na rota destes mercados a nível nacional, porque aqui não tínhamos uma plataforma onde esses criadores se integrassem e para a qual pudesse trazer todas essas marcas e produtos». Esta sua convicção de que o Algarve precisava de algo assim reforçou-se em novembro, quando Diana Condesso visitou Londres e viu que «lá existem muitos mercados de artistas e criadores, que fazem vida disso».
Por isso, quando regressou, propôs a ideia à dinâmica associação Teia d’Impulsos. Os mais de 40 expositores que já confirmaram a sua presença nesta primeira edição são, na sua maioria, jovens criadores portugueses com pequenas marcas e micro empresas de produtos originais, do novo artesanato ao design, passando por propostas “Gourmet │Food & Wine” e até na área da música e do entretenimento.
«São de várias zonas do Algarve e alguns mesmo de fora da região. Há muita coisa interessantíssima a ser feita no Algarve, mas que está muito dispersa. Mas agora teremos uma plataforma para os mostrar a todos», explicou Diana Condesso ao Sul Informação.
«O Lota Cool Market será um mercado que difere dos mercados normais, na dimensão, na localização, no facto de ter animação, exposições, música, sessões fotográficas e também uma seleção muito cuidada de participantes. Não aceitei nada que seja tradicional, porque o Lota Cool é um elogio ao que há de mais criativo e inovador. Não é só mais um mercado!»
Diana Condesso acrescenta que «muitos dos participantes até agora apenas faziam a comercialização dos seus produtos online. Isto traz as pessoas do online, do virtual, para junto do público, num ambiente bom e criativo».
Quanto à escolha do edifício da antiga lota de Portimão, junto ao rio Arade e à ponte velha, a mentora do projeto explica que «por um lado, foi uma questão prática: queremos trazer aqui gente de fora de Portimão, de todo o Algarve, isto é um evento para toda a região. E para quem vem de fora a ponte velha e o rio são bons pontos de referência».
Por outro lado, «este recanto junto ao rio, no centro da cidade, com uma frente ribeirinha espetacular, tem que ser aproveitado para eventos deste tipo. O Lota Cool Market não é tanto um evento para turistas, porque disso há muito, mas para os residentes no Algarve, que têm que aproveitar estes recantos espetaculares da região», disse ainda Diana Condesso.
Com todo o trabalho que lhe deu organizar esta primeira edição do Lota Cool Market, a jovem designer diz que, para já, o mercado será «um evento anual». Mas depois, «com a embalagem, talvez se passe a realizar mais do que uma vez por ano».
O que vai ser o Lota Cool Market?
A seleção de produtos que compõem o Lota Cool Market procura não só refletir as tendências do momento, mas também contribuir para recriar o ambiente pretendido, com o Rio Arade como pano de fundo.
Na categoria de novo artesanato, não irão faltar produtos feitos à mão, muitos deles inspirados em técnicas tradicionais, embora com um toque de modernidade, seguindo cores e motivos de tendência contemporânea, como é o caso das cestas pintadas da “Companhia das Cestas”, dos clutches em tela da ”Indiggo”, dos colares e anéis em cerâmica do “Atelier 13”, da bijuteria com azulejo pintado à mão da “Ana Azulejos” e dos sabonetes homemade da “Love Bubbles”, enquanto a “Desfiarte” irá trazer as toucas e tapa-fraldas para crianças, lembrando as que se usavam antigamente.
Nesta categoria, existe também a componente ecológica, como é o caso da “daAna”, que recicla t-shirts antigas e as transforma em macacões de criança, a “Re-Palete”, que transforma paletes usadas em quadros com frases inspiradoras, ou até a “Cartão Concept”, que faz mobiliário e peças decorativas em cartão.
No que diz respeito à comida, são os projetos de street food que marcarão uma presença especial, trazendo até à zona ribeirinha a nova moda de carrinhas vintage a servir comida na rua, como a “Caipijoca’s” e um novo projeto de venda de hambúrgueres, além de outras propostas apetitosas e de Cake Design, como os cupcakes da “Água na Boca”, a comida macrobiótica e pronta a levar, como é o caso dos wraps vegetarianos da “Macro Lovers”.
O Design marca presença através de produtos de autor, como biquínis, pranchas de surf, objetos impressos em 3D, bicicletas personalizadas e móveis reciclados.
A categoria de entretenimento vem complementar e enriquecer o ambiente, quer seja com uma exposição de fotografia da autoria de João Bracourt, fotógrafo de surf premiado a nível mundial e residente em Portimão, quer com a possibilidade da participação, a preços especiais, em sessões de mini tatuagens inspiradas em motivos náuticos com a “Gone Fishing Tattoos, ou através das mini sessões de fotografia em família, antecipando o Dia da Criança, com a Sweetcherry, sem esquecer os retratos ao vivo, com a MODO, ou até um passeio num clássico side-car, com a Bike my side.
Além de todos estes atrativos, neste evento inspirado no “Verão Azul”, os barcos farão parte do cenário e são solidários, uma vez que o Lota Cool Market tem como mascotes os barcos do projeto Vela Solidária que irão contribuir para a decoração, mas também possibilitam a realização de Passeios Solidários no Arade.
Quem desejar contribuir com um donativo para o projeto Vela Solidária, qualquer que seja o valor, terá direito a um passeio pelo Rio Arade, enriquecendo a sua tarde no Lota Cool Market com esta experiência.
No que toca à música, pensada para ser uma extensão deste evento único, os intérpretes convidados transmitirão também eles novas tendências e sons cool, do jazz às propostas dos Djs presentes, numa fusão de soul, street music, downtempo e house.
O Lota Cool Market tem um horário sunset, das 16h00 às 24h00 e é de entrada livre.
Organização e apoios
A ideia é de Diana Condesso, mentora desta iniciativa, que conta com a organização da Teia d’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, e o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão e da Junta de Freguesia de Portimão.
Conta ainda com a parceria do Sul Informação e da Rádio Costa D’Oiro, ao nível de media, para além dos apoios da Etic- Algarve, Sweet Cherry – photography, Portimão Cycle Chic, Pedras Salgadas e Taberna Cool 33.