Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), comemora o Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinala a 1 de março, com um programa de atividades que visa alertar a comunidade para uma problemática cada vez mais importante na sociedade atual.

Assim, este serviço irá estar presente na Avenida José da Costa Mealha, em Loulé, com uma tenda de informação pública, no período das 9h00 às 18h00.

Esta iniciativa conta também com a colaboração das entidades protocoladas com o Município de Loulé, no âmbito da Proteção Civil, nomeadamente a Equipa Canina de Resgate do Algarve (ECRA) e o Rádio Amador Clube de Loulé.

Atendendo ao facto de se assinalar, ao longo do ano de 2012, o “Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e Diálogo entre as Gerações”, foi decidido destacar, para esta efeméride, a temática “Proteção Civil: Cuidados especiais com a pessoa idosa”, que por inerência contemplará também a problemática dos acidentes domésticos.

Assim sendo, neste dia irá realizar-se-á um simulacro no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, por volta da 10h30, de forma a testar e verificar a operacionalidade do plano de emergência e rotinar procedimentos das diferentes equipas participantes. O simulacro conta com a participação dos Bombeiros de Loulé, GNR, ECRA e SMPC.

No dia 9 de março vai realizar-se uma Conferência Intermunicipal “Sismo 1755, e se fosse Hoje?”, no Cine-Teatro de S. Brás de Alportel, promovida pelos Municípios de Loulé e São Brás, através dos seus Serviços Municipais de Proteção Civil.

Com esta conferência pretende-se alertar e refletir em conjunto sobre esta temática, procurando encontrar respostas para os urgentes desafios: quais as respostas da sociedade atual? Estaremos hoje preparados? Mas o que de facto aconteceu? Como se agiu naquela época? Quais foram os danos? O que aconteceu no Algarve? E se a história se repetir? E se o Sismo ocorrer HOJE! A iniciativa inédita no Algarve, porquanto se constitui sob forma de uma parceria intermunicipal, pretende ainda fomentar uma aproximação entre serviços municipais de proteção civil  vizinhos, possibilitando o profícuo trabalho em equipa e a preparação de uma estratégia de cooperação conjunta, fundamental em caso de emergência.

A conferência, moderada por Susana Pais, do Serviço Municipal de Proteção Civil de Faro, vai ter como oradores António Rosa Mendes e João Estêvão, ambos docentes da Universidade do Algarve, Patrícia Gaspar, adjunta de Operações Nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Emília Castela, do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Rui Graça, 2º Comandante Operacional Distrital e Abel Gomes, Comandante Operacional Distrital.

Mais informações e inscrições na Câmara Municipal de Loulé ou em www.sites.google.com/site/sismo1755esefosehoje/ até ao dia 2 de março.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Há quem não tenha água nem esgotos junto à EN125 e Aleixo diz que a culpa é da concessionária da estrada

Mesmo à beira da EN125, entre a nova rotunda de acesso a Quarteira e

Sul Informação

Portimão recebe ação de sensibilização para acidentes no trabalho e na condução de máquinas agrícolas

Uma sessão de informação e sensibilização sobre o acidentes no trabalho e na condução

Sul Informação

INEM reforça meios de emergência para o Algarve durante o Verão

O Algarve terá, durante o Verão, mais meios de emergência do INEM disponíveis, de