Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O exercício de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme” também vai acontecer em Loulé, esta sexta-feira, 13 de Outubro, às 10h13, com a cidade a ter sido escolhida no Algarve como “destaque distrital”. 

Assim, e numa articulação entre o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, será promovida uma ação concertada numa escola do 1º ciclo de Loulé, envolvendo cerca de 300 alunos.

«O exercício propriamente dito compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença no caso da ocorrência de sismo», diz a Câmara de Loulé.

A ação desenrola-se ao longo de um minuto, durante o qual os participantes, de forma individual ou coletiva (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar, independentemente do local onde estejam.

O objetivo é «capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo», explica a autarquia louletana.

Este exercício ocorre anualmente a 13 de Outubro: o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, instituído pelas Nações Unidas, em 1989, como estratégia internacional para sensibilizar os governos, organizações e os cidadãos para a necessidade de desenvolverem ações para prevenir e reduzir as vulnerabilidades e aumentar a capacidade de resposta e resiliência face a ocorrências de acidente grave ou catástrofes causados por riscos naturais e tecnológicos.

«O exercício “ A Terra Treme” enquadra-se no plano estratégico de sensibilização e informação pública do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, nomeadamente com o projeto “A Proteção Civil Começa na Escola”, de modo a sensibilizar e preparar a comunidade escolar para os riscos existentes, projeto que tem sido desenvolvido ao longo dos anos nos vários ciclos de escolaridade», conclui a autarquia.

Silves e Portimão também vão participar neste exercício, para o qual todas as pessoas são convidadas a participar.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Funcionários da Inframoura fazem leituras de contadores em viaturas elétricas

Quase 16 mil leituras de contadores de água são apuradas todos os meses pelos

Sul Informação

Homens suspeitos de assaltos violentos a idosos ficam em prisão preventiva

Os dois homens suspeitos de vários crimes de roubo, cometidos entre Setembro e Dezembro

Sul Informação

Luta pela igualdade de géneros e direitos das mulheres dá prémio Maria Veleda a Mendes Bota

Mendes Bota escreveu vários livros, dois dos quais de poesia, e teve, ao longo