Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

ApiculturaA 2ª edição da formação “Iniciação Apícola” vai realizar-se nos dias 24 e 25 de Setembro, no Centro Ambiental de Loulé, localizado no Parque Municipal, e contará com os formadores Telmo Cabral e André Ferreira.

Esta «formação destina-se a quem tenha interesse em iniciar-se na atividade apícola, tendo poucos ou nenhuns conhecimentos do maravilhoso mundo das abelhas», diz a Câmara de Loulé.

E acrescenta: «o objetivo desta iniciativa é apresentar aos formandos o mundo apícola, dotando-os de princípios básicos e conhecimentos aprofundados das atividades apícolas que implicam um ano apícola completo».

A apilcutura é a ciência da criação de abelhas com ferrão, tratando-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo por exemplo a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha, etc.

As abelhas são também importantes polinizadoras e para garantir que, os serviços prestados pelos polinizadores continuem na agricultura, é necessário conhecer melhor os fatores que influenciam as populações desses animais.

Onde não há polinizadores, a segurança alimentar pode ser comprometida, diminuindo a produtividade das culturas, com efeito negativo sobre a economia. A polinização é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra.

Esta formação é gratuita. As inscrições podem ser feitas através de e-mail para daept@cm-loule.pt

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Movimento “Zero Desperdício” recolheu 114 quilos de alimentos no MED

O Festival MED conseguiu recolher 114 quilos de alimentos, no âmbito do movimento “Zero

Sul Informação

Leroy Merlin está à procura de trabalhadores

A Leroy Merlin está a procura de trabalhadores para as duas novas lojas que

Sul Informação

Obra do novo quartel da GNR em Quarteira mandada parar…pela GNR

As obras do novo quartel da GNR em Quarteira estão a causar polémica. O