O Arquivo Municipal de Loulé vai aderir à Rede de Arquivos do Algarve, infraestrutura informal e voluntária que procura congregar organizações profissionais ligadas à gestão arquivística, sejam elas públicas ou privadas.
A integração nesta Rede vai permitir ao Arquivo Municipal e à própria Autarquia melhorar a gestão da informação, quer ao nível da arquivística, quer ao nível da preservação, conservação e difusão do património documental, independentemente do suporte que apresente.
Refira-se que a Rede de Arquivos de Algarve surgiu pela necessidade do Arquivo Distrital de Faro em dinamizar o diálogo e a cooperação técnica entre os arquivistas.
A sua missão passar por valorizar os arquivos como sistemas de informação essenciais às organizações, promover a preservação, gestão e divulgação do património arquivístico algarvio, através de projetos com qualidade técnico-científica no âmbito da arquivística, refletindo boas práticas, normalização e capacidade de concretização.
Entre os objetivos desta Rede está a proteção, conservação e difusão do património documental, mediante ações que impulsionem atividades de sensibilização, salvaguarda e recuperação de arquivos e documentos, bem como a criação de equipas interdisciplinares para o desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão integrada da informação.
Por outro lado, pretende-se impulsionar o ensino e a profissionalização da arquivística, publicar e divulgar documentação técnico-científica da área e promover o intercâmbio e parcerias com organizações congéneres, nacionais e internacionais.
Neste momento, já fazem parte desta Rede de Arquivos do Algarve os Arquivos do Hospital Distrital de Faro, Turismo do Algarve, Universidade do Algarve e Municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.