Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

«Desapareceram 90 milhões de anos… ficaram as aves!» é o título da atividade, ligando a geologia à biologia, e que levará os participantes à descoberta da Ponta do Telheiro, em Sagres, no âmbito do programa Ciência Viva no Verão. As duas saídas estão marcadas para os dias 11 e 25 de agosto e a inscrição prévia é obrigatória.

As atividades são promovidas pelo Centro Ciência Viva de Lagos e contam com a colaboração do Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza (LPN Algarve), através do biólogo e ornitólogo Filipe Bally Jorge.

Esta ação será orientada por Beatriz Tomás Oliveira, do CCVL e da DPGA (Associação para a Defesa e Divulgação do Património Geológico do Alentejo e Algarve), e por Filipe Bally Jorge, da LPN Algarve.

Para chegar à Ponta do Telheiro, é necessário os participantes fazerem uma caminhada pelas magníficas arribas da costa sudoeste.

Toda esta região possui um elevado interesse ornitológico particularmente no período da migração pós-nupcial, que se inicia durante o mês de Agosto.

Nesta área, que confina com o mar, são muitas as aves que aqui se concentram, procurando alimento e descanso, para de novo empreenderem as suas viagens entre o norte da Europa e o continente africano.

A Ponta do Telheiro é mundialmente famosa devido à forma como está escrita, nas suas rochas, uma parte da história do planeta.

A superfície da discordância sublinha o hiato de tempo geológico entre o Paleozóico e o Triásico, ou seja, desapareceram mais de 90 milhões de anos do registo geológico. Calcula-se que terá sido erodida crosta continental com cerca de 4 quilómetros de espessura.

É tudo isto que vai ser dado a descobrir nestes dois passeios, abertos a todos (com mais de 8 anos de idade) e gratuitos. Mas a inscrição é obrigatória!

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Festival de Observação de Aves de Sagres recebe Menção de Mérito em concurso nacional

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres recebeu uma

Sul Informação

Universidade do Algarve investiga grutas marinhas da costa de Sagres

Uma equipa de investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) vai realizar uma segunda campanha

Sul Informação

Músico escocês traz ao Forte do Beliche álbum inspirado «nas sublimes paisagens» de Portugal

O músico escocês Sandy Kilpatrick vai apresentar o seu álbum “Confessions From the South”,