Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Um passeio a pé, observação de aves nas margens do Arade, visita ao moinho de maré, construção de ninhos e fabrico de pão, cozido a lenha no forno das Fontes. Estas são as propostas do passeio no Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar (Lagoa), marcado para o próximo sábado, dia 7 de dezembro.

As atividades são promovidas pelo Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza (LPN Algarve), em colaboração com a equipa do Parque Municipal e a Câmara Municipal de Lagoa.

O ponto de encontro está marcado para as 9h30 no estacionamento do Parque Municipal do Sítio das Fontes, perto de Estômbar.

O Parque Municipal do Sítio das Fontes está instalado num terreno com cerca de 18 hectares, pertencente ao Município de Lagoa.

É um local muito especial porque, apesar da sua pequena área, podemos aqui encontrar uma grande diversidade de ambientes representativos da paisagem mediterrânica – o sapal, o paúl, o matagal, uma pequena lagoa temporária, zonas agrícolas abandonadas e os planos e linhas de água.

Constitui também um acontecimento importante do ponto de vista geológico pela presença das nascentes e proximidade do rio Arade.

É também interessante do ponto de vista histórico-cultural porque existem vestígios de atividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são os testemunhos mais eloquentes dessa atividade.

O “Sítio das Fontes”, onde está instalado o Parque, localiza-se no início e ao longo das margens de um esteiro da margem esquerda do rio Arade, perto da vila de Estômbar, no concelho de Lagoa, Algarve.
Fica a cerca de nove quilómetros da foz do Arade, fazendo parte do estuário deste rio.

As suas várias nascentes localizam-se no extremo poente do maior freático (lençol de água subterrâneo) algarvio, conhecido por Lias-Dodger ou Querença-Silves e constituem uma das suas saídas mais caudalosas.

A água das conhecidas nascentes da Fonte da Benémola, perto de Querença, no concelho de Loulé, tem origem na mesma reserva subterrânea.

Para participar neste passeio e nas restantes atividades, é necessário fazer inscrição prévia. A participação é gratuita.

As inscrições, obrigatórias, devem ser feitas até às 12h00 de quinta-feira, 5 de dezembro, para o email lpn_algarve@yahoo.com , indicando nome, data de nascimento, número de BI Cartão de Cidadão ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório.

sulinformacao

Também poderá gostar

banho de mar ferragudo (4)

310 pessoas foram “ao banho” em Ferragudo

310 pessoas, um «número recorde», participaram, esta segunda-feira, 1 de Janeiro, no XII Banho

Sul Informação

Uma centena de culatrenses vai ajudar a manter o mar sem lixo

87 embarcações, 11 viveiristas e três mariscadoras da Culatra aderiram ao projeto “A pesca

Sul Informação

Obras do novo cais demoram um ano mas ninguém deixará de ir à Ilha de Tavira por causa delas

Não há como fugir: as obras de construção de um novo cais na Ilha