Albufeira volta a associar-se em 2012 e pela sétima vez consecutiva à iniciativa internacional «Luz da Paz», que pretende ser «um símbolo da irmandade entre os povos, representada pela chama proveniente da Igreja da Natividade, em Belém, lugar onde nasceu Jesus». A cerimónia vai ter lugar no próximo sábado, dia 22, pelas 18 horas, na Igreja Matriz de Albufeira.
Depois da cerimónia, a «Luz da Paz» vai permanecer no edifício dos Paços do Concelho, no primeiro andar, «onde ficará à disposição de todas as pessoas que aqui se queiram deslocar para acender a sua própria vela pela Paz no mundo».
«A tradição nasceu há mais de 20 anos com a televisão austríaca que teve a ideia de convidar uma criança, que se tivesse destacado por um motivo nobre, a acender uma lamparina no local de nascimento de Jesus», revelou a Câmara de Albufeira, numa nota de imprensa.
«De início a Luz era apenas transportada para a Áustria, mais tarde foi decidido levar a iniciativa a outros cantos do mundo. Atualmente a “Luz da Paz” está presente em cerca de 25 nações. Desde 2005 que o município de Albufeira acolhe o evento nesta quadra festiva», contou a autarquia.