O maestro Roberto Montenegro vai dirigir, no domingo, dia 27 de novembro, às 21h30, um concerto da Orquestra do Algarve, na Igreja do Carmo, em Tavira.
O concerto apresentará uma peça de W.A. Mozart (Sinfonia Nº 41 em Dó Maior, K. 551, Júpiter) e outra de F. Mendelssohn (Sinfonia Nº 4 em Lá Maior, Op. 90, Italiana).
Os bilhetes custam 7,50 euros, podendo ser adquiridos, no próprio dia, no local do concerto.
Galardoado com o Prémio Jerusalém 2004, Roberto Montenegro é reconhecido, de forma unânime, pela imprensa especializada e público em geral, pela qualidade do seu trabalho enquanto de diretor de orquestra e pedagogo.
Deu aulas superiores de direção de orquestra, na Universidad del Litoral (Argentina) e exerceu funções de assistente na Escuela Superior de Música de La Comunidad Económica Europea, em Saluzzo (Itália), em Santiago de Compostela (Espanha) e nos Cursos Internacionais, em Bérgamo (Itália).
Roberto Montenegro realizou os seus estudos com Guido Santórsola e, aconselhado por Igor Markevitch, mudou-se para a Alemanha, onde estudou direção de Orquestra, na Escola Superior de Música e Arte Dramático de Hamburgo.
Formou-se, também, com os maestros Aldo Ceccato e Sergiu Celibidache, estudando ainda, com este último, Fenomenologia da Música na Universidade Guttenberg, em Maguncia.
Ao longo da sua carreira dirigiu diversas orquestras e colaborou com artistas de grande prestígio.
Durante esta sua estadia no Algarve, o maestro vai realizar, entre 22 e 25 de novembro, uma Masterclass Internacional de Direção de Orquestra, aberta a maestros de todas as nacionalidades, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, em Faro.
Esta Masterclass terá a participação da Orquestra do Algarve, estando o reportório centrado em obras de Mozart, Mendelssohn e Schubert.