O Balcão Único Municipal (BUM) de Portimão já recebeu mais de 21 mil munícipes, desde a sua abertura que aconteceu a 13 de outubr0 de 2014, ou seja, faz amanhã um ano.
Segundo a Câmara de Portimão, o BUM «foi uma aposta do atual executivo camarário com vista a tornar mais eficaz o atendimento público da autarquia, ao concentrar num só espaço a maioria dos serviços municipais não só da Câmara Municipal, nas suas diferentes áreas de atuação, como da EMARP, no que diz respeito não só ao abastecimento de água e resíduos, como nas recém-áreas de atuação ao nível da ocupação da via pública e atividade publicitária».
Desde Maio deste ano, o balcão único passou também a concentrar serviços do Departamento Obras, Gestão Urbanística, Ambiente Urbano, Trânsito e Manutenção (DOGUAUTM), «tendo ganho mais valências e contribuído para levar mais pessoas ao centro da cidade para tratar de todos os assuntos que se relacionam por exemplo com pedidos de inspeção de elevadores, entrega de projetos, pedidos de alojamento local, necessidade de cópias de plantas e licenças de utilização entre outros assuntos para os quais teriam que se deslocar às instalações do DOGUAUTM».
Este aumento de serviços aconteceu desde a transferência dos serviços do Departamento de Obras, para o edifício onde estava instalada a Portimão URBIS, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão.
Já em março, no seguimento de um protocolo de cooperação estabelecido entre a Câmara Municipal de Portimão e a Associaçaõ da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) foi instalado no espaço no espaço onde funciona o Balcão Único Municipal um serviço da AHRESP- um Balcão Único Empresarial que, segundo a autarquia, «veio disponibilizar aos seus associados um conjunto de serviços com vista a ultrapassar os processos burocráticos respeitantes à instalação de empresas ou à gestão quotidiana das mesmas».
Mais recentemente, em junho, o Balcão Único Municipal foi instalado no local o Espaço do Cidadão da Agência de Modernização Administrativa (AMA), que permite aos utentes, segundo a Câmara, «tratar de cerca de 80 assuntos, como renovar a carta a carta de condução, entregar documentação para a ADSE ou alterar a morada no Cartão de Cidadão, obter certidões de registo civil, predial e comercial, entre outros serviços».
Há ainda um protocolo estabelecido entre o Município de Portimão e a empresa Empark que permite que «os utentes do Balcão Único possam usufruir de uma redução de 50% no pagamento do valor da 1ª hora de estacionamento no parque da Alameda, facilitando o acesso a este serviço de atendimento municipal mas também ao centro da cidade».
Para a Câmara de Portimão, o Balcão Único Municipal «assume-se cada vez mais como um local previligiado no centro da cidade onde os munícipes podem relacionar-se, de forma mais fácil e personalizada, com a autarquia, ao ritmo da sua vida profissional ou familiar, através de um horário contínuo de atendimento» entre as 9h00 e as 19h00.