Os 21 Postos de Turismo da Região de Turismo do Algarve (RTA) eram apoio a 588 mil turistas ao longo do ano de 2016. O posto mais procurado foi o de Faro, com 89 mil atendimentos ao longo do ano, seguido dos de Lagos e Tavira, com 61 mil e 58 mil, respetivamente.
Estes números significam, na visão da RTA, que os postos de turismo estão a assumir «um papel cada vez mais importante no acolhimento de quem escolhe o Algarve para as suas férias».
«O atendimento nos postos de turismo pode motivar a permanência e o retorno do turista, assim como a perceção que este tem do destino, ao influenciar a eleição dos lugares a visitar», afirmou, por seu lado, Desidério Silva, presidente da RTA.
Os turistas terão ficado «muito agradados» com a forma como foram atendidos,acrescenta a entidade, baseada num inquérito de satisfação que fez, que pode ser consultado online.
«De acordo com um inquérito de satisfação realizado aos utentes, estes manifestaram-se muito satisfeitos com o serviço prestado pelos postos de turismo e destacaram a qualidade do serviço e do atendimento, assim como a localização e acessibilidades dos equipamentos, a atenção e amabilidade do pessoal e a qualidade do material distribuído», precisou a RTA.
«Os postos de turismo têm um papel importantíssimo no acolhimento dos turistas e na promoção da nossa oferta. Neles disponibilizamos informação sobre circuitos temáticos, programas culturais, património, atividades desportivas e informações úteis ao visitante, de uma forma personalizada. Nos últimos anos temos investido na melhoria das condições dos postos, na oferta de novos serviços (por exemplo a maioria das estruturas já disponibiliza serviço de wifi gratuito) e na formação de recursos humanos», concluiu Desidério Silva.
Em 2017, a RTA espera uma maior afluência aos postos de turismo, lembrando que será inaugurado um novo posto de turismo no Aeroporto de Faro, «face ao aumento do número de passageiros da estrutura aeroportuária (+18,5% em 2016, em comparação com 2015)».