Um total de 1041 pessoas participaram, ao longo de três dias, nas Jornadas Europeias do Património, em Portimão, com atividades diversas que decorreram no Museu, nos monumentos megalíticos de Alcalar e ainda nas reservas do Museu.
Assim, na sexta-feira, na inauguração do «Submarino», o núcleo do parque subaquático Ocean Revival numa ala da cisterna subterrânea do Museu de Portimão, estiveram presentes 307 pessoas.
No sábado, na viagem histórica pelos saberes e tradições da Mexilhoeira Grande, nos monumentos megalíticos de Alcalar, que até incluiu uma desfolhada, ao som das concertinas, com biscoitos fritos a acompanhar, participaram 634 pessoas de todas as idades.
Finalmente, no domingo, as diversas atividades atraíram 100 interessados, tendo o destaque sido a visita aos mosaicos da villa romana da Abicada, que, antes do seu restauro, estão guardados no armazém das reservas do museu.
Dezassete pessoas participaram nesta visita à «Abicada do Avesso», que permitiu observar também uma reconstituição de como estariam no local durante a época romana.
Segundo José Gameiro, diretor do Museu de Portimão, que, em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Algarve, promoveu as iniciativas no concelho, aquele número representa um «aumento de 30 por cento em relação ao ano passado. Ultrapassámos as nossas expectativas».