Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Aeroporto-de-FaroAs pontes telescópicas (mangas) estão inoperacionais no Aeroporto de Faro desde o despedimento dos 12 trabalhadores da Portway, e assim vão continuar até ao dia 18 de maio, altura em que entram ao serviço novos funcionários, contratados por outra empresa, também detida pelo grupo Vinci.

O Sul Informação sabe que esta empresa deverá ser a Sotecnica, até agora apenas responsável pela manutenção das mangas, e que já tem trabalhadores em formação desde esta semana, para passar também a operá-las.

Desde o fim do contrato de prestação de serviços com a Portway, que, segundo a ANA, foi o motivo do despedimento dos 12 trabalhadores, que os passageiros passaram a fazer as entradas e saídas dos aviões através das escadas, tendo, por vezes, de ser transportados de autocarro de e para o terminal.

O Sul Informação procurou obter mais esclarecimentos junto da ANA Aeroportos, mas, até ao momento, ainda não recebeu resposta.

 

Despedimento dos 12 trabalhadores da Portway «foi selvagem»

Protesto PortwayEntretanto, o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) considera «selvagem» a forma como os 12 trabalhadores da Portway foram despedidos e acusa a ANA de ter penalizado estes trabalhadores por «lutarem pelos seus direitos»

Segundo Armando Costa do SITAVA, que na quarta-feira deu uma conferência de imprensa no Aeroporto de Faro, estes trabalhadores lutaram «pelo facto de a empresa os descriminar em relação aos outros trabalhadores da Portway. Não têm seguro de saúde, não têm direito a carreiras e não têm a mesma carga horária. Em vez de 36 horas, são obrigados a cumprir 40 horas, ganham sempre o mesmo valor toda a vida».

Para o SITAVA, um despedimento assim só acontecia «antes do 25 de Abril».

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Avião do Peru aterra de emergência em Faro com «falha total num motor» (atualizado)

Um avião da companhia aérea peruana LAN aterrou de emergência esta quinta-feira, poucos minutos

Sul Informação

Previsão de mais voos e reservas anuncia bom 2016 para o turismo no Algarve

Se o ano de 2015 foi bom para o turismo algarvio, 2016 promete ser

Sul Informação

Governo garante continuidade de programa de incentivo a novas rotas aéreas

A secretária de Estado do Turismo Ana Mendes Godinho garantiu que o programa de