Os serviços de operação e manutenção do sistema multimunicipal de saneamento em 21 localidades no Algarve vão passar a ser assegurados pela Manvia, empresa de manutenção do Grupo Mota-Engil. Para assegurar este serviço, a empresa contratou 135 novos trabalhadores.
A adjudicação foi feita em consórcio e após concurso público da Águas do Algarve, sendo que o contrato tem a duração de cinco anos.
Segundo a empresa, o novo contrato «inclui a Operação das instalações, Manutenção e conservação dos equipamentos elétricos, eletrónicos, mecânicos, eletromecânicos, instalações elétricas e de equipamentos de controlo, automação, telegestão e supervisão».
Cabe ainda à Manvia a manutenção dos sistemas de ar condicionado, vigilância, deteção e extinção de incêndios e deteção de gases, a manutenção dos postos de transformação (PT), grupos geradores de emergência e unidades de alimentação ininterrupta (AC) e auxiliar (DC), a manutenção e conservação das infraestruturas e de edifícios, as limpezas exteriores e interiores de todos os edifícios das infraestruturas, a manutenção das redes auxiliares às infraestruturas e das redes de drenagem pluvial, a manutenção e conservação de estradas e caminhos interiores às zonas vedadas e manutenção e conservação de faixa de intercetores e emissários.
Os aspetos ambientais e de segurança ocupacional relativas à atividade de exploração das infraestruturas, controlo de pragas e infestantes nas instalações dos subsistemas também serão asseguradas pela Manvia.