Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Foto Cláudia Vargues

Marcelo Rebelo de Sousa esteve este sábado em Faro e não fugiu a falar com dezenas de manifestantes contra a exploração de hirdrocarbonetos ao largo da Costa Vicentina. O Presidente da República garantiu aos ativistas anti-petróleo que neste momento apenas se mantém ativa uma das cinco concessões que foram concedidas pelo anterior Governo, a da Galp/Eni e não acredita que possa ter grande futuro.

«Um ano depois, há muito mais hipóteses de chegarmos à lua, do que de haver o petróleo no Algarve», afirmou, numa referência a uma frase que proferiu em Loulé, em Julho, perante manifestantes anti-exploração de petróleo no Algarve. Na altura, afirmou que a exploração de petróleo no Algarve «é quase como eu ir à Lua, aliás é mais fácil eu ir à Lua».

Os manifestantes não ficaram tranquilizados com as garantias dadas pelo Presidente, que veio a Faro encerrar o Congresso «Pela Excelência da Economia do Algarve», da associação Algfuturo.  Isto porque não acreditam que haja apenas uma concessão ativa, uma vez que defendem que o consórcio Repsol/Partex ainda mantém os direitos de prospeção e eventual exploração de hidrocarbonetos.

Por outro lado, dizem haver planos para furar ao largo de Aljezur, a tal concessão ainda ativa, em Abril, quando uma parte importante da argumentação de Marcelo Rebelo de Sousa se prendeu com o facto do consórcio ter oito meses para fazer o furo de prospeção – «que não é de exploração», lembrou – e que já «passaram três meses e ainda não fez nada».

Foto Cláudia Vargues

Além dos ativistas anti-petróleo, também os ilhéus da Culatra aproveitaram a vinda do Presidente da República a Faro para o tentar sensibilizar para a questão das demolições nas ilhas-barreira da Ria Formosa. Neste caso, o movimento SOS Ria Formosa/Je Suis Ilhéu conseguiu “ganhar” uma audiência com Marcelo Rebelo de Sousa em Belém, que será agora agendada.

A chegada dos proprietários de casas dos núcleos do Farol e Hangares da Ilha da Culatra acabou por engrossar as fileiras da manifestação, que tinha começado bem cedo, no sábado. Logo pelas 9h00, cerca de duas dezenas de pessoas juntaram-se frente à da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), em Faro, à espera de “apanhar” o ministro da Economia.

Manuel Caldeira Cabral acabou por não comparecer e a secretária de Estado do Turismo, que esteve no Algarve a representá-lo, também não usou a entrada principal para aceder à EHTA. Isso não impediu os manifestantes de gritar palavras de ordem e não evitou que se tenham vivido alguns momentos de tensão, quando a polícia ordenou aos ativistas que se colocassem numa zona previamente delimitada por baias, com alguns manifestantes a resistir.

No auditório da escola, os trabalhos decorriam com normalidade, alheios à manifestação que ocorria no exterior. Ao longo do dia, falou-se de turismo, mas também de vias alternativas de desenvolvimento económico do Algarve, através da aposta nos setores produtivo e nos produtos regionais.

A Marcelo Rebelo de Sousa coube fazer o balanço final do evento, altura em que aproveitou para afirmar a sua paixão pelo Algarve e passar a mensagem de que acredita que há todas as condições para que a região algarvia possa ter turismo o ano inteiro, desde que a estratégia dos agentes do setor seja orientada nesse sentido e aposte forte noutros nichos do turismo que não o Sol e Praia.

O Presidente da República não foi para casa de mãos a abanar, já que a Algfuturo fez questão de lhe oferecer, em plena sessão de encerramento do Congresso, um quadro que pretende representar a alma algarvia.

 

Vejas as fotos da manifestação e da conferência:

Fotos: Hugo Rodrigues/Sul Informação | Cláudia Vargues

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Praia da Zambujeira do Mar

Litoral Alentejano com mais dormidas do que há um ano, mas ainda abaixo de 2019

Segundo os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística
monchique

Monchique tem um novo site para turistas e visitantes

Que pretende «comunicar Monchique como um destino atrativo e apetecível»
Farense Vs Oliveirense 2022

Farense vence jogo em atraso e assegura Boas Festas no 2º lugar do campeonato

Algarvios aproximaram-se do 1º classificado, o Moreirense, e fugiram ao Estrela da Amadora, o