Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
maré em ferragudo_1
Maré Viva em Ferragudo, ontem à tarde, inundou o Largo Rainha D. Leonor, na baixa da vila – foto Luís Alberto

A Super-Lua de 29 de Agosto, apesar da beleza, também tem trazido alguns transtornos ao Algarve, nas zonas ribeirinhas e nas praias. É que a Super-Lua é também responsável pelas marés vivas que têm inundado zonas mais próximas do mar aquando da maré cheia, nomeadamente em Ferragudo e em Tavira.

Desta vez, as habituais marés vivas causadas pela Super-Lua coincidiram com o Levante, com ondulação de sueste, que comeu o areal das praias, atingindo zonas concessionadas e até estacionamentos, como se pode ver nas fotos.

A Super-Lua de 29 de Agosto é a primeira das três que haverá este ano. As restantes serão a 28 de Setembro e 27 de Outubro.

Bruno Gonçalves, engenheiro de ambiente e meteorologista amador responsável pelo site Meteofontes, explicou ao Sul Informação que «a lua está agora perto do perigeu, ou seja, o ponto da sua órbita mais próximo da Terra. Coincidindo com a Lua cheia, as marés tendem a ser as maiores».

O Instituto Hidrográfico explica que «regra geral, as amplitudes de marés vivas em Portugal Continental são cerca de 1,5 m. Isto é, o mar sobe e desce 1,5m em relação ao nível médio».

Hoje, acrescentou Bruno Gonçalves, «teremos marés grandes, mas ligeiramente menores que as de ontem, começando a diminuir na quarta-feira», conforme a Lua vai avançando na fase de quarto minguante.

Esta terça-feira, dia 1 de Setembro, a primeira maré cheia (preia mar) foi às 05h02 (Faro), atingindo 3,59 metros, sendo a outra preia mar às 17h24, ainda mais alta (3,71m).

 

sulinformacao

Também poderá gostar

banho de mar ferragudo (4)

310 pessoas foram “ao banho” em Ferragudo

310 pessoas, um «número recorde», participaram, esta segunda-feira, 1 de Janeiro, no XII Banho

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

Jovens karatecas olhanenses vencem provas de torneio internacional

Os jovens olhanenses Yolanda Rico e Eduardo Garcia saíram vencedores do Torneio Internacional de