Mariana Santos, Paulo Sousa e Francisco Freitas vão fazer este sábado, dia 25, uma travessia a nado, de cerca de 19 quilómetros, entre as praias da Batata (Lagos) e do Carvoeiro (Lagoa).
Esta travessia, que começa às 10h00 e deverá demorar quatro horas e meia, tem como objetivo imediato angariar fundos para a Liga Portuguesa contra o Cancro. Mas também servirá de preparação para a Dupla Travessia do Estreito Gibraltar que os dois nadadores de Portimão – Mariana e Paulo – querem concretizar em 2013.
Mariana Moura Santos (Portinado), Paulo Sousa (O2 – Portimão) e Francisco Freitas (Pimpões) vão nadar sempre a 300 metros da costa, enquanto nas praias o trajeto ao longo do litoral será percorrido pelos corredores do Village Runners, que farão a recolha de fundos.
Mas a organização, a cargo da associação O2 – Portimão, da Village Fitness e da Subnauta, precisa ainda de voluntários para fazer a recolha dos donativos nas praias desde a Batata até ao Carvoeiro e de alguém que faça filmagens da travessia a nado e da recolha de fundos. Quem estiver disponível e quiser participar nesta grande aventura solidária «Nadar e Correr contra o Cancro» contacte com Paulo Sousa (96 88 11 704).
Paulo Sousa, que é um dos nadadores desta travessia e também dirigente da O2 Portimão, espera que a iniciativa seja «uma grande festa, que envolva muita gente ao longo da costa».
Paulo, que em 2010 se tornou o atleta português mais velho a fazer a travessia a nado do Estreito de Gibraltar, espera ainda que a iniciativa «Nadar e Correr contra o Cancro» sirva para chamar a atenção para os planos de Mariana e os seus próprios, de fazer a dupla travessia daquele perigoso estreito em 2013.