Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Um exercício de combate à Poluição por Hidrocarbonetos no Mar vai decorrer na quarta-feira, dia 15, entre as 9 e as 14 horas, no cais comercial de Faro.

Este exercício, o primeiro de dois previstos para 2012, será conduzido pela Marinha/Autoridade Marítima, através do Departamento Marítimo do Sul, e tem como objetivo o treino e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul e da Capitania do Porto de Faro em resposta aos incidentes mais prováveis.

O cenário a criar pretende simular a resposta a um derrame acidental como resultado da colisão de um navio de médio porte contra o cais.

«No momento desta ocorrência com o estofo da praia-mar, a urgência das ações de contenção e recolha são fundamentais para reter as manchas do hidrocarboneto médio na zona sinistrada, evitando o seu espalhamento na Ria Formosa», explica a Marinha, em comunicado.

Por forma a minimizar os danos ambientais nas águas da Ria Formosa serão colocadas barreiras para contenção do derrame e instalados dois pontos de recolha com um recuperador em cada ponto, e todo o sistema de trasfega do hidrocarboneto recolhido.

Em simultâneo, é realizada a limpeza da praia e pedras que foram atingidas pelos produtos poluentes.

Foram convidadas a participar no exercício as seguintes entidades: Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Departamento de Gestão da Área classificada do Sul – Parque Natural da Ria Formosa, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, Delegação do Sul (IPTM Faro), Câmara Municipal de Faro, Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências do Mar e Sociedade Farense das Areias (Sofareia).

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Câmara de Faro quer mais lares no Algarve para pessoas com deficiência

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, alertou hoje para a «gritante falta de

Sul Informação

Conselho de Inovação Regional do Algarve também irá trabalhar setores da saúde e do agroalimentar

A saúde e o setor agroalimentar vão passar a merecer uma atenção especial da