Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

 

As três lontrinhas, com os seus pais Mariza e Cristiano Ronaldo

“Mariza” e “Cristiano Ronaldo”, o afamado par de Lontras do Fluviário de Mora, foram finalmente pais de três crias que nasceram nos primeiros dias de dezembro.

Após um longo namoro que durou quase cinco anos, o par mais conhecido do Fluviário gerou descendência, aumentando para cinco o número de exemplares em exposição.

Por ora, o trio de pequenitos ainda só vê a luz do dia a partir do seu ninho, onde têm permanecido sobre atenta guarda do “Cristiano Ronaldo” e cuidado da “Mariza”, mas estarão aptos a usufruir totalmente do futuro Lontrário hoje em construção e integrado nas obras de ampliação do Fluviário de Mora.

O novo Habitat passará a acolher não apenas um casal de Lontras-de-garras-pequenas, mas uma família numerosa…, a qual terá como vizinha, a espécie existente em Portugal, a Lontra-europeia, Lutra lutra.

Tratando-se de uma espécie protegida, todo o processo tem sido acompanhado pela Direção-Geral de Veterinária e pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, estando as duas espécies devidamente separadas.

Por outro lado, a empreitada em curso transforma o tanque, onde actualmente vivem a Mariza e o Ronaldo, num aquário para peixes de grande porte, uma espécie de Monstros do Rio: carpas de mais de 20 quilos, esturjões com mais de 1 metro de comprimento, enguias….

O trio de lontrinhas ainda não tem nome e está super protegido pelos dois pais orgulhosos, enquanto aguardam pelo novo Habitat.

Com mais de 500 peixes de 55 espécies diferentes de todo o mundo em habitats naturais, aquáticos e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio, o Fluviário de Mora já recebeu, desde Março 2007 mais de 660 mil visitantes.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Concelho alentejano de Mora espera “baby boom” em 2016

26 mulheres estão, neste momento, à espera de bebé no concelho alentejano de Mora,

Sul Informação

22 bebés nasceram em Mora em 2014 e a Câmara pagou-lhes 21 mil euros

O concelho de Mora assistiu, em 2014, ao nascimento de 22 bebés, correspondendo a

Sul Informação

Câmara de Mora aumenta 20% o Orçamento para 2015

A Câmara Municipal de Mora, no Alto Alentejo, aprovou um orçamento de 11,5 milhões