Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Um folar gigante será dado a provar às centenas de curiosos que se deslocarem no Domingo de Páscoa, 8 de abril, às 16h00, ao parque de estacionamento junto ao Polidesportivo da Guia, para degustar a receita confeccionada a rigor.

O ritual do corte do folar, protagonizado pelo presidente do Município de Albufeira, será o ponto alto dos festejos. Para Desidério Silva, “esta iniciativa, para além de devolver às tradições gastronómicas o seu lugar na comunidade, reveste-se de especial importância para a dinamização do comércio local e também das atividades turísticas, numa época do ano em que são muitos os visitantes que se encontram em Albufeira”.

Considerada a mais importante festa cristã, por ser comemorada a Ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa é vivida com intensidade pelos portugueses e, além dos ovos de chocolate, também é altura dos afilhados oferecerem, no Domingo de Ramos, flores aos padrinhos e receberem o tradicional folar, símbolo de amizade e reconciliação.

Esta iguaria gastronómica, também conhecida como ‘Pão da Páscoa’, é confecionada de diferentes formas consoante as regiões do país. No concelho de Albufeira, a tradição dita que a receita integre ingredientes como a canela, a banha, a erva-doce e o açúcar.

Para além da tradicional prova do folar, a mostra irá contar com momentos de animação musical a cargo do organista Jerónimo e do Rancho Folclórico dos Olhos de Água.

O certame é uma organização do Guia Futebol Clube e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Junta de Freguesia da Guia.

sulinformacao

Também poderá gostar

Paderne Medieval 2017 Video Nilton

A «acolhedora aldeia» de Paderne voltou à época medieval

A aldeia de Paderne, em Albufeira, voltou à época medieval entre 29 de Dezembro

Sul Informação

Albufeira recebe ajuda dos Bombeiros de Espinho para semanas de muito trabalho

Quatro operacionais e duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros de Espinho estão, desde esta

Sul Informação

Doces feitos com arte fazem crescer água na boca em Lagos

Há doces que se podem comer, outros que são para beber e até há