«Ética, Política e Transparência» é o tema da conferência de José Mendes Bota, deputado e presidente da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação da Assembleia da República, marcada para 29 de fevereiro, quarta-feira, às 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, no âmbito do ciclo «Horizontes do Futuro».
«O significado da ética aplicado à política. Quem contribui para a descredibilização das instituições democráticas. O afastamento entre eleitos e eleitores. A interseção entre o interesse público e os interesses privados. O combate à corrupção. A transparência como princípio, método e objetivo no exercício de cargos políticos e altos cargos públicos. A declaração de pertença a organizações ditas “secretas”. As insuficiências e os limites do regime jurídico de incompatibilidades e impedimentos. O papel fiscalizador da Assembleia da República.». Estas serão algumas das questões levantadas pelo orador.
José Mendes Bota nasceu em Loulé, a 4 de agosto de 1955.
É licenciado em Economia, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (1978). Frequentou o Programa Avançado de Gestão, pela Escola de Pós-Graduação em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica (1995).
Frequentou o Curso de Crédito à Habitação, pelo Instituto Superior de Gestão Bancária (1999) e o Curso de Mediação Imobiliária, pelo Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (2004).
Desde 2008 que frequenta o Curso de Direito, na Universidade Católica de Lisboa.
Foi administrador, diretor coordenador e consultor de grandes empresas nos setores do turismo, imobiliário, financeiro e transportes, durante treze anos.
Foi sócio-gerente de várias PME nos setores do comércio de vestuário, construção, automóveis, consultadoria, promoção e mediação imobiliária.
Foi deputado europeu durante seis anos e meio. Foi deputado à Assembleia da República durante catorze anos, em sete legislaturas diferentes, tendo sido cabeça-de-lista do PSD por três vezes, nos círculos eleitorais de Faro e Beja, e estando atualmente em funções.
É presidente da Comissão Parlamentar Permanente para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, desde 2011.
Foi presidente da Subcomissão Parlamentar de Turismo (2005-2009) e Coordenador da Campanha Contra a Violência Doméstica da Assembleia da República, entre 2006 e 2008. Foi presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal/Polónia (2010-2011).
Foi deputado à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, durante oito anos, onde é presentemente presidente da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens.
Exerceu as funções de deputado à Assembleia Interparlamentar da União da Europa Ocidental, durante oito anos e de vice-presidente da Assembleia Paritária ACP/CEE, durante dois anos e meio.
A nível autárquico, foi presidente da Câmara, vice-presidente da Câmara, vereador e presidente da Assembleia Municipal no Município de Loulé, durante catorze anos e meio, no somatório dos diferentes cargos.
No PSD exerceu os cargos de vice-presidente, vogal da Comissão Política Nacional e membro do Conselho Nacional durante vinte e um anos, no somatório dos diferentes cargos. Foi também vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD durante três anos.
No contexto regional, foi presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Algarve durante catorze anos (eleito oito vezes), e presidente da Assembleia Distrital do PSD/Algarve durante quatro anos.
É presidente do Movimento Cívico “Regiões, Sim!, de que foi fundador em 2007, sendo um convicto defensor da Regionalização.
Tem 15 livros publicados.