Querença vai receber, no próximo dia 30 de outubro, domingo, a primeira edição do mercado de produtos locais que passará a animar mensalmente o largo da igreja desta freguesia interior do concelho de Loulé. Uma iniciativa realizada no âmbito do Projeto Querença, que pretende dinamizar esta zona de baixa densidade algarvia.
Além de produtos locais, vendidos por quem os criou e cultivou, o lançamento do certame conta ainda com atividades paralelas. Desde logo, um passeio pela freguesia de Querença, guiado por João Ministro, coordenador do projeto da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, com início marcado para as 9h30 de domingo.
A ideia deste percurso a pé é «dar a conhecer um pouco da sua riqueza natural e cultural». Entre os pontos de interesse do passeio estão árvores centenárias existentes na freguesia, a observação de aves, as hortas tradicionais e até gelados caseiros, sem esquecer a própria aldeia de Querença.
Também será promovido o workshop «Apanha e Conservação da Azeitona», onde serão ensinadas técnicas, por exemplo, de britagem deste fruto. As inscrições nesta formação, que custará 5 euros por pessoa (8 euros caso se deseje almoçar), podem ser feitas até amanhã, dia 27 de outubro, através do número 96 870 49 29, do email fundacao.mvg@gmail.com ou junto da fundação Manuel Viegas Guerreiro, com sede em Querença. Estes são os mesmos contactos que devem ser utilizados para fazer a inscrição no passeio.