Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O cozinheiro Sebastião Castilho e a equipa da produtora be Ative passaram o dia nos Mercados de Olhão, na zona ribeirinha, onde gravaram uma edição do programa de televisão Mercados da Minha Terra, que estreia em abril no canal 24Kitchen.

Promover os legumes, a fruta ou o pescado e as carnes nacionais são o objetivo do novo programa Mercados da Minha Terra, que estreia em abril na 24 Kitchen, um dos canais Fox.

Nos Mercados de Olhão, por onde o cozinheiro Sebastião Castilho passou hoje, os ‘alvos’ foram o atum, os morangos e o xarém, produtos caraterísticos da zona, com os quais confecionou Ceviche de Atum com Abacate e Xarém Doce.

“Esta é uma forma de promover o que é nacional, de incentivar a comprar os nossos produtos, que são ótimos”, referiu o cozinheiro, que diz gostar de comida e de conviver.

Já passou por dezenas de mercados de todo o país, onde sempre foi bem acolhido. Sebastião Castilho diz que “queremos voltar às raízes e divulgar o que é português”, acrescentando que o público-alvo deste programa se situa na faixa entre os 25 e os 40 anos.

São estas pessoas que cada vez mais compram os produtos de que necessitam diariamente no hipermercado, independentemente da sua origem. Daí, a preocupação em incentivá-los a olhar para o rótulo e a consumir o que é nacional.

O cozinheiro, que percorreu as bancas dos mercados do peixe e da fruta de cesta na mão, enquanto perguntava as caraterísticas do produtos, ia adquirindo alguns dos que seriam necessários para a confeção dos pratos, como o xarém, os frutos secos, os morangos, as ervas aromáticas ou o atum.

No final do dia, confidenciava ao público que o há de ver mais tarde a cozinhar em Olhão, que “estes mercados têm uma vida e uma energia muito próprias”, referindo-se ao ambiente sentido durante todo o dia a conviver com os olhanenses.

O programa Mercados da Minha Terra (são 60 episódios de 30 minutos cada) consiste na montagem de uma cozinha móvel em qualquer lugar para preparar uma deliciosa refeição confecionada com os ingredientes mais frescos, acabadinhos de comprar num qualquer típico mercado português.

O programa, liderado por Sebastião Castilho, que esteve na sexta-feira em Olhão, a cozinhar junto aos Mercados e à Ria Formosa, promete ser um sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Olhão, Faro, Vila Real de Santo António e Alcoutim

Os efeitos da seca não eram, em Olhão, diferentes dos outros concelhos do litoral

Sul Informação

Feira do Livro de Olhão quer ser um verdadeiro «evento literário»

A Feira do Livro de Olhão (FLO) começa hoje, 1 de Julho, e dura