O Relatório de Execução Financeira da Câmara Municipal de Mértola relativo ao ano de 2012 releva uma diminuição acentuada na receita e despesa, tendências já verificadas em anos anteriores. O valor arrecadado em 2012 foi de 14.752.030 euros.
Segundo o mesmo relatório, a receita de capital sofreu um corte de 40 por cento, resultante da diminuição das transferências do QREN e de empréstimos bancários.
A redução da receita corrente resultou de menos impostos diretos e montantes inferiores nas transferências do Orçamento de Estado. A taxa de execução da receita foi de 87 por cento.
Os dados relativos à despesa apontam também para uma diminuição, consequência da diminuição das despesas com pessoal e aquisição de serviços. A taxa de execução foi de 78 por cento, um valor superior ao ano anterior em cinco pontos percentuais.
No que concerne às Grandes Opções do Plano de 2012, a taxa de execução foi de 56 por cento, no Plano Plurianual de Investimentos, e de 77 por cento nas Atividades mais relevantes.
Sobre o endividamento do Município em 2012, os dados apontam que as margens existentes, ao nível do endividamento de médio e longo prazo e ao nível do endividamento líquido total de 2.585.046 euros e 1.738.691 euros, respetivamente, estão dentro dos limites obrigatórios, e traduzem-se numa redução significativa do endividamento municipal.