Um exercício Live Exercise (LivEx), que consistiu em simular um incêndio urbano no centro histórico de Mértola, testou, no dia 18 de Outubro, o testou o Plano Especial de Emergência de Proteção Civil do centro histórico desta vila alentejana.
«Este e outros exercícios já promovidos em Mértola são a face mais visível das medidas de prevenção e eventuais respostas, na área da proteção civil, que a Câmara Municipal tem vindo a implementar no concelho», explica a autarquia em nota de imprensa.
Além de testar os meios e o papel de cada entidade em caso de catástrofe, estes exercícios «assumem grande importância na sensibilização da população para estas temáticas, assim como para a consciencialização do papel de cada um, seja na prevenção ou em situação real».
Participaram no exercício, a Proteção Civil Municipal, os Bombeiros de Voluntários de Mértola, a GNR, a Capitania do Porto de Vila Real de Santo António (que tem jurisdição no troço navegável do rio Guadiana), a Santa Casa da Misericórdia de Mértola, a Segurança Social e o CDOS de Beja.
O exercício teve como principal objetivo testar o Plano Especial de Emergência, bem como a capacidade de resposta e de mobilização dos meios, humanos e técnicos, das várias entidades envolvidas.
O Plano Especial de Emergência de Proteção Civil do Centro Histórico de Mértola foi aprovado pela Comissão Nacional de Proteção Civil, no ano de 2016, e entrou em vigor nesse mesmo ano.