Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Um exercício Live Exercise (LivEx), que consistiu em simular um incêndio urbano no centro histórico de Mértola, testou, no dia 18 de Outubro, o testou o Plano Especial de Emergência de Proteção Civil do centro histórico desta vila alentejana.

«Este e outros exercícios já promovidos em Mértola são a face mais visível das medidas de prevenção e eventuais respostas, na área da proteção civil, que a Câmara Municipal tem vindo a implementar no concelho», explica a autarquia em nota de imprensa.

Além de testar os meios e o papel de cada entidade em caso de catástrofe, estes exercícios «assumem grande importância na sensibilização da população para estas temáticas, assim como para a consciencialização do papel de cada um, seja na prevenção ou em situação real».

Participaram no exercício, a Proteção Civil Municipal, os Bombeiros de Voluntários de Mértola, a GNR, a Capitania do Porto de Vila Real de Santo António (que tem jurisdição no troço navegável do rio Guadiana), a Santa Casa da Misericórdia de Mértola, a Segurança Social e o CDOS de Beja.

O exercício teve como principal objetivo testar o Plano Especial de Emergência, bem como a capacidade de resposta e de mobilização dos meios, humanos e técnicos, das várias entidades envolvidas.

O Plano Especial de Emergência de Proteção Civil do Centro Histórico de Mértola foi aprovado pela Comissão Nacional de Proteção Civil, no ano de 2016, e entrou em vigor nesse mesmo ano.

sulinformacao

Também poderá gostar

mina_de_s._domingos

Mértola coloca à venda mais lotes da Mina de São Domingos

Candidaturas devem ser feitas até ao dia 31 de Maio
jornadas do mundo rural

Jornadas do Mundo Rural debatem floresta e agricultura em Alcoutim

Evento é organizado pelas Câmaras de Alcoutim e Mértola
Temporal_agitação marítima_sueste_07

Sueste traz ondas à costa sul, vento e aumento do risco de incêndios

IPMA colocou o distrito de Faro sob «Aviso Amarelo»