“Serviços de proximidade” vai ser o tema de uma mesa redonda que o Município de Odemira irá promover esta sexta-feira, dia 1 de março, pelas 14.30 horas, na Casa do Povo de Santa Clara-a-Velha, aldeia e sede de freguesia do interior odemirense, inserida num ciclo de debates dedicados ao desenvolvimento local.
O evento pretende chamar a atenção para a importância dos serviços de proximidade nos territórios de baixa densidade, mostrando exemplos que contribuíram para o acesso da população a serviços e bens públicos.
Serão oradores nesta mesa redonda Margarida Marques (Serviço de Emprego de Sines – Centro de Emprego e Formação Profissional Alentejo Litoral, Inácio Rebocho (MONTE – Associação de Desenvolvimento do Alentejo Central) e Bravo Nico (SUÃO – Associação para o Desenvolvimento Comunitário de S. Miguel de Machede: Projeto Escola Comunitária).
Estarão presentes representantes dos CTT e da CP, do Projeto Saúde na Mira / Centro de Saúde de Odemira – Unidade Móvel de Saúde, da Associação Humanitária D. Ana Pacheco (Sabóia), entre outras entidades.
A iniciativa insere-se no ciclo de mesas redondas que o Município de Odemira está a promover dedicado ao desenvolvimento do interior do concelho, com debate de diversos temas e a participação dos agentes locais e regionais. O objetivo é construir uma estratégia global para o desenvolvimento económico do interior do território odemirense.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. Para mais informações e inscrições, os interessados deverão contactar os Serviços de Turismo do Município de Odemira, através do n.º 283320900 ou do e-mail turismo@cm-odemira.pt.
Ciclo de mesas redondas debate desenvolvimento do interior
O ciclo de debates dedicado ao desenvolvimento do interior odemirense foi iniciado em Sabóia, a 11 de agosto, com o tema “Turismo ativo e desportivo no interior do concelho de Odemira”, seguiu-se um segundo momento de debate, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, na Pousada de Santa Clara, com o tema “Barragem de Santa Clara que futuro para o interior?”.
No dia 30 de novembro, Sabóia recebeu uma mesa redonda sobre o tema “Património material e imaterial do interior e o seu papel no desenvolvimento”. Já em 2013, no dia 25 de janeiro, foi promovido o debate em torno do tema “O emprego em territórios de baixa densidade, que oportunidades?”, na aldeia de Luzianes-Gare.
Nos próximos meses serão realizadas mesas redondas dedicadas aos temas “Os produtos diferenciados e de qualidade do interior, como valorizar” e “Metodologias e práticas de desenvolvimento local em territórios de baixa densidade”. Para fechar o ciclo, será promovido um congresso sobre o desenvolvimento do interior, em agosto, no âmbito da FACES (Feira das Atividades Culturais e Económicas de Sabóia).