A estreia, em Portugal, do cavaleiro francês Gari Zoher, figura dos palcos europeus de espetáculos com cavalos em liberdade, concertos de excelência e provas diárias gratuitas dos melhores vinhos do Algarve e do país, são alguns destaques desta semana na FATACIL, que decorre em Lagoa.
Além da primeira atuação em Portugal do cavaleiro francês Gari Zoher, que trabalha com a raça lusitana, na quarta-feira, dia 24, o programa equestre da FATACIL prossegue com provas diárias de equitação, às 21h30, e com o espetáculo equestre “Lagoa Cidade do Vinho 2016”, na quinta-feira, dia 25.
Durante o fim de semana de abertura, a grande afluência de público à maior feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria do Algarve levou a organização a abrir mais bilheteiras, para corresponder ao aumento na procura.
A FATACIL teve início a 19 de Agosto e vai animar os fins de tarde e as noites em Lagoa até ao dia 28, com música, espetáculos equestres, exposições e gastronomia.
A qualidade do cartaz musical prossegue esta semana com as atuações de Agir, hoje; Miguel Araújo, terça-feira; Quim Barreiros, dia 24; Rita Guerra, dia 25; Mickael Carreira, dia 26; Ana Moura, dia 27, e Rui Veloso, dia 28.
A visibilidade dos vinhos da região de Lagoa na edição de 2016 da FATACIL está também patente nas provas de vinho, gratuitas, que acontecem todos os dias, depois das 18h00. Foram já apreciados os vinhos das regiões do Algarve e do Alentejo, seguindo-se, a partir de hoje, as regiões do Dão, Douro, Bairrada, Vinhos Verdes, Setúbal e, dia 27, Carcavelos, Colares e Bucelas.
O Espaço Lounge, inaugurado nesta edição da FATACIL, e que acolhe o «aMAR a TERRA», onde é possível conhecer o que mais de genuíno existe no Algarve, desde a “Flor de Sal” ao mel, aos enchidos e à gastronomia, recebe vários workshops e tertúlias ao longo da semana.
Hoje, amanhã e sexta, é possível aprender, às 19h00, a “A arte da Empreita”, que dá a conhecer a antiga técnica de entrançar palma, uma das principais formas de artesanato do Algarve e, no dia 24, quarta-feira, é tempo de satisfazer a curiosidade sobre receitas algarvias, com uma demonstração culinária, às 19h30.
Pela primeira vez, os bilhetes para a FATACIL podem também ser adquiridos online, em três versões: individual, família e passe para os dez dias do evento.
O bilhete individual custa 3,50 euros, o familiar (para 4 pessoas), 12,50 euros e o passe de dez dias, 20 euros. A entrada na FATACIL é grátis para as crianças até aos 12 anos.
Os passes de dez dias devem ser trocados por uma pulseira, operação que pode ser efetuada no secretariado da FATACIL, no recinto.