Moinhos e cereais vão inspirar mais um passeio do ciclo «Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica», que se vai realizar a 5 de abril, sábado, em Cachopo, no interior do concelho de Tavira. Custódia Mateus, Custódio Campos e Otília Cardeira serão os guias desta iniciativa.
Os participantes serão convidados a fazer pão nas Casas Baixas, para depois prová-lo no piquenique que se segue. O passeio termina com uma visita ao moinho branco, onde haverá lugar a partilha de histórias sobre este valioso património. Desta forma, o Museu Municipal de Tavira assinala o Dia Nacional dos Moinhos, que se comemora no dia 7 de abril.
A inscrição no passeio é obrigatória e deverá ser efetuada até ao dia 2 de abril no site da Câmara de Tavira (limite máximo de 20 participantes). O piquenique inclui tiborna, vinho, chá, queijo fresco, enchidos, mel, fruta e compotas e tem um custo por pessoa de 5 euros.
Os cereais integram a trilogia da cultura alimentar mediterrânica: pão, azeite e vinho. No final do século XIX, escreveu Teófilo Braga, a propósito da alimentação praticada: «Em Tavira e freguesias vizinhas: marisco, peixe, papas de milho com marisco ou azeite e raras vezes comem pão». O valor central do «pão» reflete-se também nas estruturas de transformação e profissões associadas, moinhos e moleiros, não esquecendo os fornos, que, na serra, frequentemente, são comunitários, “de todos no monte”.
Para inscrições ou mais informações, contacte o Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira pelo endereço de correio eletrónico edu.museus@cm-tavira.pt ou pelo telefone 281 320 500.