A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão, em parceria com a EAPN e a Rede Social de Olhão, realizou de 18 a 20 de abril a primeira formação em Educação Parental sobre o programa “+Família +Jovem” na região dirigido a profissionais que trabalham com pais.
O Conselho da Europa (re)formulou o conceito de Parentalidade Positiva, reconhecendo que há uma diversidade de formas positivas de cuidarmos das nossas crianças/jovens. Em 2006 foi mais longe com a Recomendação (Recomendação 2006(19)) para que os estados membros desenvolvam, implementem e apoiem um conjunto de medidas de apoio à Parentalidade Positiva. Urge (re)pensarmos formas de a apoiar a parentalidade positiva que vão de encontro aos anseios de pais e mães.
O programa Mais Família, Mais Jovem (para figuras parentais de crianças/jovens dos 10 aos 16 anos) enquadra-se nessas respostas de suporte e educação designadas de Educação Parental e foi desenvolvido, em Portugal, por Maria Filomena Gaspar, a partir do programa Parenting Wisely (PW) – Teens, de Don Gordon, organizado em torno de situações problemáticas que desafiam as estratégias educativas parentais.
A investigação demonstrou que o PW é eficaz na redução dos problemas de comportamento da criança/jovem, na melhoria do funcionamento familiar, na redução da depressão materna, no aumento do conhecimento parental das competências de parentalidade positiva e no aumento da utilização dessas mesmas competências pelos pais, com 71% dos pais a relatarem mudanças.
A formação decorreu na Biblioteca Municipal de Olhão e foi dinamizada pela investigadora Maria Filomena Ribeiro da Fonseca Gaspar, professora doutorada e docente na Universidade de Coimbra e a coordenadora, em Portugal, dos programas Mais Família.
Com esta iniciativa foi possível formar 25 interventores comunitários (psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, professores, educadores sociais) que procurarão aplicar este programa nos seus contextos de trabalho.