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A nova Marca Territorial de Monchique foi lançada na sexta-feira, tendo a secretária de Estado do Turismo Cecília Meireles sido a “madrinha”. Segundo a Câmara daquela vila serrana algarvia, a marca é um «fator decisivo na afirmação de Monchique como destino turístico de excelência e diferenciador no Algarve».

A criação da nova Marca Territorial de Monchique teve por base «a noção da importância da perceção positiva das marcas territoriais para o fortalecimento da identidade e da promoção externa e interna, quer ao nível turístico, quer ao nível de outros serviços ou setores de intervenção da Câmara Municipal de Monchique».

A imagem desenvolvida recupera o elemento “M” do anterior logótipo, de modo a facilitar a direta identificação, considerando-se um “upgrade” à anterior, mas acrescenta uma abordagem totalmente nova e moderna, com evidente simplicidade, apontando no sentido de um futuro sustentado e modernizado para o concelho.

Em termos gráficos, esta representa duas elevações e um vale, remetendo para a Foia (ponto mais alto do Algarve) e Picota, sendo a figura central a vila – sede de concelho.

A cor verde, que se manteve, remete diretamente para a Natureza de Monchique, e é também a única cor presente nos símbolos heráldicos: o seu Brasão e Bandeira.

O cinza surge, por sua vez, como referência à pedra Sienito Nefelínico, que é único no mundo.

A fonte escolhida confere um cunho de modernidade mantendo-se num registo institucional, que é conferido igualmente pela presença da palavra Município.

Esta marca é ainda desdobrada em sub marcas turísticas, mantendo como princípio a identificação com o “M”, e servirá com uma mais-valia na potencialização da comunicação dos três vetores da aposta turística do município: Natureza, Turismo e Bem-Estar e Gastronomia.

Por outro lado, haverá ainda lugar a uma identificação desta marca com setores e serviços da Câmara Municipal, traduzindo-se assim numa comunicação homogénea, tanto ao nível externo como interno.

A Câmara de Monchique revela ainda que está a ser elaborado um plano de ação de implementação gradual da marca, sub marca e suas derivações, a ter lugar ao longo do corrente ano de 2012.

A nova marca foi lançada durante a recente visita da secretária de Estado Cecília Meireles a Monchique, ocasião aproveitada ainda para apresentar o projeto do Centro Interpretativo e da Rota das Destilas.

 

 

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