O Festival MED conseguiu recolher 114 quilos de alimentos, no âmbito do movimento “Zero Desperdício”, durante os quatro dias do evento.
Esta ação contou com a participação de todos os stands alimentares e restaurantes existentes no recinto do festival, que prontamente aderiram à iniciativa.
A adesão a esta causa facultou, de forma imediata, 229 refeições, distribuídas por famílias alargadas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, através de uma ação concertada com a associação EXISTIR.
Quanto à operacionalização da ação ficou a cargo de uma equipa de voluntários do Banco Local de Voluntariado de Loulé, bem como de técnicos da Divisão de Coesão Social e Saúde do Município, que, durante a noite, fizeram a recolha do excedente, garantindo todos parâmetros de segurança alimentar.
Com este tipo de iniciativas o Município de Loulé diz minimizar «o impacto ambiental causado pelos desperdícios alimentares, evitando 479 toneladas de CO2, e garantindo o direito à alimentação».
«”Loulé não se pode dar ao lixo” e como tal envidará todos os esforços para dar continuidade a este movimento em prol do combate ao desperdício alimentar», conclui a autarquia louletana.