Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

«Entre (e) Ajude» dá o nome à nova loja que será inaugurada a 15 de fevereiro no Mercado Municipal de Beja e prepara os convidados para o que importa na visita a esta loja social: entrar e ajudar ou entreajudar.

É que, nesta loja especial, ao comprar está a ajudar quem mais precisa e quem mais precisa poderá comprar a preços simbólicos.

A Loja Social Entre (e) Ajude pretende dar resposta a necessidades essenciais e prioritárias das famílias mais vulneráveis, através da reversão das vendas em “causas sociais”. Este é um projeto do Município de Beja, em parceria com a Fundação S. Barnabé, a entidade gestora do projeto.

«O Município de Beja enquanto promotor local de políticas de proteção social, desempenha um papel preponderante na elaboração de estratégias de desenvolvimento social e na criação de respostas sociais inovadoras e sustentáveis, bem como na promoção e implementação de projetos estruturantes através da coordenação Rede Social do Concelho de Beja», salienta a Câmara alentejana, em nota de imprensa.

Com a emergência de novos processos de exclusão social e agravamento das desigualdades sociais, pessoais e económicas, subjacentes à problemática da pobreza e vulnerabilidade social, «é premente a criação de novas medidas de política social», acrescenta a autarquia.

Assim sendo, a Rede Social tem um papel fundamental num contexto de implementação de políticas sociais, para o esforço da erradicação e atenuação da pobreza (nas suas diferentes dimensões), da exclusão social, rentabilização de recursos e sinergias locais.

Manifestando-se atenta a esta realidade social do concelho a Câmara Municipal de Beja, em conjunto com o Gabinete de Desenvolvimento Social, a Rede Social do Concelho de Beja e a Fundação S. Barnabé, delinearam um projeto, designado Loja Social Entre (e) Ajude, que em termos gerais, procura dar resposta a necessidades essenciais e prioritárias das famílias mais vulneráveis, através da reversão das vendas em “causas sociais”, anualmente definidas pela parceria técnica, e fundamentadas no diagnóstico social e na realidade local.

Esta resposta social tem enquadramento na primeira grande linha de orientação do Plano de Desenvolvimento Social  – Criação, Extensão e Qualificação dos equipamentos/ respostas sociais de apoio (eixo1).

A Loja Social – Entre (e) Ajude é um projeto promovido pela autarquia e pela Fundação S. Barnabé, que visa potenciar a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes, evitando sobreposições de intervenção.

Esta tem como objetivo responder a uma necessidade diagnosticada e contribuir para a sua minimização, estimulando a sua participação ativa da comunidade em geral e das entidades locais, privilegiando o trabalho em Rede com parceiros locais, tais como a Delegação de Beja da Cruz Vermelha Portuguesa, Caritas Diocesana de Beja, Banco de Voluntariado, Centro Distrital de Segurança Social, Comissão Social Inter-Freguesias Urbanas, Comissão Social Inter Freguesia Rurais, Centro Social do Lidador e Associação Sementes de Vida.

A concretização do projeto só é possível através do envolvimento efetivo de entidades locais (públicas e privadas) e parceiras da Rede Social, que mediante a concessão de donativos em dinheiro ou em espécie, contribuam para atenuar as fragilidades da população mais fragilizada.

A Fundação S. Barnabé formalizará protocolos com cada uma das entidades envolvidas (locais e nacionais), nos termos legais dos respetivos donativos e será a entidade gestora do projeto.

O projeto “Entre (e) Ajude” está sedeado no mercado municipal, loja 8 –rés do chão estando aberto à comunidade em geral às segundas, quartas e sextas-feiras, de manhã, entre as 10h00 e as 13h00.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Embarcação mais acessível do mundo está atracada em Portimão até 13 de Julho

O veleiro “Lo Spirito di Stella”, considerada a embarcação mais acessível para pessoas com

Sul Informação

Banco Alimentar do Algarve ganha câmara de congelação e mais capacidade de resposta

Uma nova câmara de congelação com capacidade para 20 toneladas de alimentos vai ajudar

Sul Informação

Recrutas do 3º Curso de Praças do Exército juram bandeira em Beja

A cerimónia de Juramento de Bandeira do 3º Curso de Formação Geral Comum de