Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Loulé voltou a ser o primeiro classificado a nível nacional no ranking do galardão «ECOXXI», a Bandeira Verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Esta é a terceira vez que Loulé alcança a primeira posição da classificação nacional, que contou em 2013 com 32 municípios concorrentes, depois de em 2012 e 2009 ter conseguido o mesmo feito.

«Desta forma, Loulé, em 2013, voltou a superar todos os objetivos definidos, obtendo o seu melhor resultado de sempre, de 90,10 por cento, no índice ECOXXI 2013», revelou a Câmara de Loulé. Uma classificação que reconhece «as ações e as boas práticas de sustentabilidade» que o município de Loulé tem vindo a desenvolver.

O Galardão ECOXXI nasceu de um projeto iniciado em 2005 pela ABAE e é atribuído com base numa candidatura. O principal objetivo é galardoar os municípios portugueses que demonstrem um desempenho positivo em 21 indicadores de desenvolvimento sustentável, assim como, reconhecer o esforço desenvolvido na implementação a nível municipal de medidas pró-ambientais, com especial ênfase na Promoção da Educação Ambiental, Participação Pública e Agenda 21 Local, Ordenamento do Território e Ambiente Urbano, Áreas Classificadas e Conservação da Natureza, Produção, Recolha e Valorização de Resíduos Urbanos, Abastecimento de Água e Sistemas de Drenagem, Mobilidade Sustentável, Valorização do Papel da Energia, Qualidade do Ambiente Sonoro, Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural, Turismo Sustentável, entre outros.

A cerimónia de entrega dos galardões de 2013 teve lugar no dia 16 de setembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras. «A Bandeira Verde já se encontra hasteada no edifício dos Paços do Concelho, tal como aconteceu nos anos anteriores, já que o Município de Loulé foi sempre participante, distinguido e premiado nos lugares cimeiros desde a génese deste projeto de âmbito nacional», anunciou a autarquia louletana.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Almargem exige «relatório independente que indique causas do incêndio no Aterro»

A «elaboração urgente de um relatório independente (e não da Algar) que indique as

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada

Sul Informação

Teresa Luz é a candidata da CDU à Câmara de Loulé

Teresa Luz é candidata da CDU à Câmara de Loulé. A coligação que junta