O município de Mora deu benefícios de 75.894,50 euros na comparticipação de medicamentos aos detentores do cartão municipal do Idoso durante o ano passado, número que, associado aos benefícios dados desde a sua implementação, soma 1.465.179, 88 euros em 11 anos.
O Cartão Municipal do Idoso foi criado para apoiar os mais velhos e garantir uma vida de maior qualidade, beneficiando reformados e pensionistas residentes no concelho há pelo menos um ano e cujas reformas não ultrapassem os 350 euros mensais.
No ano passado, foram efetuados 116 serviços da Oficina Domiciliária, uma das vantagens inseridas no cartão e que, de forma grátis, permite que a edilidade realize reparações nas casas dos beneficiários, como pequenos arranjos domésticos nas áreas da eletricidade, águas, e ainda pequenas obras de construção civil. 759 Serviços efetuados desde a implementação do projeto.
O titular do Cartão do Idoso têm ainda descontos de 50 por cento em todas as taxas e licenças camarárias; comparticipação em igual percentagem na parte que cabe ao utente na aquisição de medicamentos (comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde); e comparticipação também em 50 por cento na aquisição de bilhetes de cinema e entradas nos campos de futebol do concelho.
Mora tem 5.009 habitantes (censos 2011), dos quais 30 por cento são idosos. 1911 Cartões Idoso e 732 Cartões Jovem, apoiando assim 2643 morenses, mais de 50 por cento da população.