O Município de Odemira aprovou, por unanimidade, no passado dia 15 de dezembro, atribuir um total de 175.150 euros em Prémios de Atividade Desportiva, para a época 2011/2012, a 31 clubes e associações do concelho, com o objetivo de promover a prática desportiva entre a população e apoiar as coletividades locais.
A Câmara considera que «os Clubes e Associações Desportivas e Recreativas assumem um papel vital na implementação e dinamização da prática de desporto no concelho de Odemira, contando para tal com o apoio da autarquia não só para melhorar a qualidade da oferta, como também no apoio à competição desportiva».
De modo a que o apoio prestado pelo Município aos clubes e associações seja decorra com «rigor e clareza», foram estabelecidas normas através do Regulamento Municipal de Atribuição de Prémios de Atividade Desportiva.
A atribuição destes prémios não invalida a concessão de outros apoios, nomeadamente no que diz respeito à manutenção das instalações, transportes para equipas e apoios monetários para outras atividades pontuais.
«O futebol continua a ser, sem dúvida, a modalidade de mobiliza a maior parte das coletividades, sendo aquela que recebe maior parte dos subsídios. Contudo, nos últimos anos tem-se assistido a um aumento de adeptos em outras áreas desportivas e a consequente aposta por parte das coletividades em modalidades como o atletismo, btt, caminhadas, desportos náuticos, artes marciais, columbofilia, tiro, entre outras», sublinha a autarquia.
Para além do apoio às diversas modalidades, o regulamento contempla também as atividades pontuais desenvolvidas pelos Clubes e Associações do concelho, para as quais serão tidos em conta fatores como o nível qualitativo do evento, os custos inerentes à sua organização e implementação, bem como os seus objetivos desportivos e sociais.