Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os 16 municípios do Algarve aprovaram o projeto dos PAMUS – Planos de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, onde é dada primazia à Ecovia do Algarve e à mobilidade suave, em reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, realizada esta segunda-feira, dia 27 de Março, em Faro.

A AMAL já se encontra, agora, a «preparar uma candidatura, em parceria com os 16 municípios, ao CRESC Algarve 2020».

Com um investimento de 13,2 milhões de euros, e com um financiamento a 50% do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, este projeto engloba a criação de vias cicláveis e pedonais, uma melhoria significativa nos transportes públicos e nas acessibilidades e a gestão de parques de estacionamento.

Até porque é, assim, «necessário implementar novas estratégias e soluções que ofereçam à população algarvia um conjunto de opções com vista a privilegiar a mobilidade suave: o objetivo central desta candidatura conjunta, entre a AMAL e os municípios, ao CRESC Algarve 2020 no âmbito dos PAMUS», diz a Comunidade Intermunicipal do Algarve.

«A criação, consolidação, expansão ou revitalização da Ecovia do Algarve constitui um dos pontos fortes deste plano, que adapta o investimento a efetuar à situação atual de cada concelho e prevê ter a ciclovia concluída até o ano de 2020», diz a AMAL.

Os municípios que não são abrangidos pela ciclovia terão este investimento aplicado noutras propostas. «No âmbito do PADRE – Plano de Ação e Desenvolvimento de Recursos Endógenos está também previsto um investimento de cerca de 2 milhões de euros para aplicar em vias cicláveis», acrescenta.

Responsável pela coordenação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Transportes Intermunicipal, integrado na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial, a AMAL vai investir, ainda, na capacitação da Autoridade de Transportes Intermunicipal, uma nova valência assumida pela Comunidade Intermunicipal.

«Com uma clara preocupação em reforçar a aplicação prática do conceito de mobilidade sustentável na região, o plano aprovado pelos municípios e coordenado pela AMAL pretende incentivar, junto da comunidade, a utilização de formas de mobilidade mais eficientes, como o recurso a transportes coletivos de passageiros ou a opção por veículos não poluentes», conclui.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve vai ter mais 32 postos de carregamento de veículos elétricos

Um protocolo para instalação de 32 postos de carregamento para veículos elétricos na região

Sul Informação

Municípios do Algarve criam incentivos para reforçar recrutamento de Bombeiros

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve anunciou este domingo que vai «iniciar o

Sul Informação

AMAL pondera avançar com Plano Juncker no Algarve

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve vai avaliar a possibilidade de concretizar um