Um grupo de quase trinta esforçados voluntários concluiu este sábado, em menos de três horas, a primeira limpeza profunda do novo armazém do Banco Alimentar contra a Fome do Algarve, situado na Coca Maravilhas, em Portimão.
Os voluntários, homens e mulheres de várias idades, pegaram em vassouras, esfregões, mangueiras para limpar os 400 metros quadrados do armazém, cedido pela Câmara Municipal de Portimão. Enquanto uns limpavam o interior – o armazém propriamente dito, as casas de banho, a receção e uma cozinha – cá fora outros cortavam ervas, limpavam canteiros e varriam lixo e detritos.
Mas, apesar das dezenas e dezenas de quilos de lixo retirados e do ar limpo do interior do armazém no fim de todo o trabalho, falta ainda fazer muita coisa – pinturas, instalação de telefone, internet e de algum equipamento, etc. A ajuda dos voluntários ainda voltará a ser pedida outras vezes, para que a nova estrutura do Banco Alimentar em Portimão possa ficar preparada para começar a funcionar.
Nuno Alves, coordenador do Banco Alimentar do Algarve e um dos voluntários que este sábado meteu mão à obra, salientou que o objetivo é ter o novo armazém pronto a receber os alimentos doados na próxima campanha de recolha, que terá lugar em maio. «Com equipamento nosso e empréstimos, já temos tudo o que será necessário para a campanha de maio. Falta é montar e instalar tudo», disse Nuno Alves.
No entanto, se tudo correr bem, como se espera, o armazém começará a funcionar já em março, nomeadamente para receber o papel doado por particulares e instituições no âmbito da campanha nacional «Papel por Alimentos».
No fim da tarde de trabalho intenso no novo armazém de Portimão, houve ainda tempo para cantar os parabéns à Daniela, uma das pessoas da direção do Banco Alimentar, que também se voluntariou para ajudar na limpeza.
Se quiser ser voluntário ou saber mais informações, contacte o Banco Alimentar contra a Fome do Algarve.
Veja mais fotos sobre esta ação de voluntariado no novo armazém do Banco Alimentar em Portimão na página do Sul Informação no Facebook