O novo terminal das carreiras urbanas de Faro, inaugurado na segunda-feira, Dia da Cidade de Faro, conta já com estruturas inovadoras a nível regional, no campo da publicidade, e vai introduzir, em breve, um sistema na venda de bilhetes inédito no Algarve.
Os promotores destas novidades são o consórcio que gere a «Próximo» e a empresa algarvia LCPA. O concessionário da rede de carreiras urbanas vai apostar num sistema de venda de bilhetes totalmente automático, que está aliado a um sistema de prestação de informação interativo.
Já a empresa dos jovens empreendedores Luís Caracinha e Pedro Águas aproveitou a inauguração deste novo terminal para instalar os primeiros MUPIs eletrónicos no Algarve.
Quem já entrou no novo terminal, terá reparado na ausência de bilheteira tradicional, com um guichet e um funcionário a atender. E é mesmo para ser assim, diz Carlos Osório Gomes, o administrador da empresa EVA Transportes, que forma o consórcio que gere o «Próximo» com a empresa Barraqueiro.
«Nós não teremos uma bilheteira convencional. Neste momento está já a ser desenvolvido um projeto, no sentido de inovarmos nessa matéria. Pretendemos criar um sistema que permita a obtenção de informação em ecrã táctil, com o mapa da cidade, e onde basta indicar o sítio para onde se quer ir para aparecerem as várias alternativas, os horários e respetivos preços. Simultaneamente, fará a venda e recarregamento dos títulos de transportes», explicou Osório Gomes.
O que também salta à vista, são os quatro MUPIs (Mobiliário Urbano Para Informação) que a LCPA já tem instalados, na zona exterior do terminal, junto às pistas. «Esta é a primeira parte de um projeto que vamos desenvolver nos próximos seis meses. Iniciámos por aquilo que é mais atraente, na nossa visão, os MUPIs interativos, que nos permitirão alugar espaços publicitários digitais, que recorram a vídeo e animação», revelou Luís Caracinha.
O sistema é inovador, embora já haja «coisas parecidas na cidade». «Durante 24 sobre 24 horas vamos estar a passar publicidade e informação útil», acrescentou.
Dentro em breve, a LCPA irá instalar espaços publicitários «mais convencionais», dentro do terminal. Entre eles conta-se «um vídeo wall, com um sistema parecido com o dos MUPIs, mas na horizontal», segundo o também sócio da LCPA Pedro Águas.
Esta empresa algarvia já tem vindo a colaborar com a «Próximo» e é a responsável pelo sistema de Internet gratuito, disponível nos autocarros urbanos de Faro, e pela gestão da publicidade nos veículos da rede.
«Este novo serviço permite-nos complementar as campanhas que já temos no autocarros, onde já temos uma ocupação de 95 e 100 por cento. E também nos permite ir buscar outro tipo de cliente, que não está tão interessado naquela oferta», acrescentou Luís Caracinha.