Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Núcleo Museológico de Arte Sacra da Misericórdia de Loulé, localizado na Igreja da Misericórdia, vai ser inaugurado na próxima segunda-feira, 30 de setembro, pelas 18h00.

A Igreja da Misericórdia de Loulé, também conhecida por Igreja de Nossa Senhora dos Pobres, é um equipamento religioso-cultural de destaque, não só devido aos elementos arquitetónicos e decorativos existentes, mas também por ser um espaço emblemático da sociedade louletana desde o século XVI.

A Santa Casa da Misericórdia de Loulé surge em meados do século XVI.

Por ordem de D. Sebastião, em 1570, o Hospital de Nossa Senhora dos Pobres, fundado em 1471, passou a ser administrado pela Santa Casa da Misericórdia.

Atualmente a Misericórdia de Loulé assume-se como uma Irmandade que tem como objetivo satisfazer carências sociais e praticar atos de culto católico da doutrina e moral cristãs. É uma Instituição Privada de Solidariedade Social e é membro fundador da União das Misericórdias Portuguesas.

A Misericórdia de Loulé é detentora de um conjunto de bens culturais, importantes para a história da arte religiosa do Concelho de Loulé, datados desde o século XVI ao século XX.

Este acervo integra obras de pintura, escultura, ourivesaria, paramentaria, objetos processionais, entre outros.

Este núcleo museológico, nascido de uma colaboração entre a Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal de Loulé, vem possibilitar a fruição destes bens culturais e criar momentos de encontro com a sua história.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Há quem não tenha água nem esgotos junto à EN125 e Aleixo diz que a culpa é da concessionária da estrada

Mesmo à beira da EN125, entre a nova rotunda de acesso a Quarteira e

Sul Informação

Candidaturas para quem se quiser “fixar” no Loulé Design Lab estão abertas

As candidaturas para quem se quiser fixar no Loulé Design Lab, no Convento Espírito

Sul Informação

“Salir do Tempo” levou milhares de pessoas a reviver passado histórico da vila

O evento “Salir do Tempo” levou, de 21 a 23 de Julho, «milhares de