Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

prato gazelaNove objetos pertencentes à coleção de Arte Islâmica do Museu de Mértola vão integrar a exposição temporária “Le Maroc Medieval – Un empire de l’Afrique à l’Espagne”, que decorrerá no Hall Napoléon do Museu do Louvre (Paris – França), de 17 de outubro a 19 de janeiro.

A exposição é organizada pelo Museu do Louvre e pela Fundação Nacional dos Museus de Marrocos, e integra objetos de diversas procedências, entre elas Portugal.

A exposição pretende mostrar alguns objetos de excelência que, em termos artísticos e técnicos, ilustram o apogeu do mundo islâmico ocidental, entre os séculos XI e XV, em áreas como a decoração aplicada à arquitetura, os têxteis, os marfins, os metais e a cerâmica, dando a conhecer uma civilização que se encontrava no centro das redes diplomáticas e de comércio da altura.

O Museu de Mértola disponibilizou nove objetos representativos do período islâmico, datados do século XII/primeira metade do século XIII, que ilustram a importância do acervo desta unidade museológica.

talha estampilhadaEntre estes objetos destaca-se uma talha de cerâmica estampilhada, vários objetos decorados com a técnica da corda seca, onde assume principal destaque um prato decorado com uma gazela, e um prato de bronze em que o motivo decorativo central é um medalhão que circunda duas gazelas com pescoços entrelaçados.

Esta Exposição terá lugar num espaço privilegiado do Museu do Louvre, um dos museus mais visitados do mundo, o que constitui um importante meio de divulgação do acervo e do trabalho que se tem vindo a desenvolver no Museu de Mértola nas últimas décadas.

A partir de 19 de janeiro, a exposição atravessará o Mediterrâneo, ficando patente, até março do mesmo ano, no Museu Nacional de Arte Contemporânea de Rabat, em Marrocos.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Centro de Arqueologia da Universidade do Algarve ganha financiamento para projeto inédito

O Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB), da Universidade do

Sul Informação

Viver as férias em segredo é na Biblioteca de Mértola (com jogos, contos e culinária)

Jogos tradicionais, uma hora do conto, ou ateliers de culinária e pintura são algumas

Sul Informação

Arqueólogo algarvio vai continuar a estudar a evolução dos primeiros humanos modernos em Moçambique

O investigador Nuno Bicho, coordenador do Centro de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano