As obras que permitirão tornar navegável o troço do Rio Guadiana entre Alcoutim, no Algarve, e o Pomarão, no concelho de Mértola, deverão ser lançadas «no início de 2018», revelou a Câmara de Mértola. Também a intervenção para a navegabilidade entre o Pomarão e a vila de Mértola deverá conhecer avanços no ano que vem.
As datas para o início das intervenções foi avançada numa «importante reunião de trabalho» que decorreu na passada semana na vila alentejana, que juntou as diversas entidades ligadas a este projeto.
O encontro visou «fazer o ponto de situação e programação futura relativamente ao processo de navegabilidade do Guadiana». Para garantir a navegabilidade entre Alcoutim e o Pomarão, foi apresentada, em Abril passado, uma candidatura a Fundos da União Europeia, «que permitirá financiar em 75 por cento o desenvolvimento do projeto e a realização da obra, com um custo previsto de um milhão de euros». O projeto já está a ser preparado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
«No troço Pomarão–Mértola já foi autorizado pelo Ministério do Mar o levantamento topo-hidrográfico que se inicia também já em 2018, etapa essencial e que determinará as intervenções necessárias para a definição da tipologia de intervenção e das soluções de navegabilidade a adotar», concluiu a Câmara de Mértola.