As obras de requalificação das Quatro Águas de Tavira e da frente de ria entre Pedras d’el Rei e Santa Luzia vão ser oficialmente inauguradas na quarta-feira, dia 20 de Julho.
O ministro do Ambiente vem a Tavira para assinalar a conclusão das intervenções que foram levadas a cabo nestas duas zonas do concelho, intimamente ligadas ao turismo, realizadas no âmbito do Programa Polis Litoral Ria Formosa.
As obras em si já foram concluídas e os novos equipamentos criados, que passam por zonas de estacionamento renovadas, praças requalificadas e acessibilidades que foram melhoradas, já estão em uso pela população local e pelos visitantes, mas só agora será o ato oficial de inauguração.
No caso das Quatro Águas, foi requalificada a zona que envolve o cais de embarque para a Ilha de Tavira, melhorado o acesso rodoviário a esta zona e reestruturada a bolsa de estacionamento que já existia junto ao Clube Náutico de Tavira. A intervenção permitiu, ainda, recuperar as margens e taludes, em risco de ruir.
A obra foi adjudicada em Novembro de 2014, demorou cerca de um ano a ser concluída e custou cerca de 2,3 milhões de euros.
Na estrada marginal entre o empreendimento turístico de Pedras d’el Rei e a vila piscatória de Santa Luzia, foi criada uma ciclovia, mais estacionamento e zonas de passeio e estadia. A obra custou cerca de 673 mil euros e teve início em Março de 2015.