O projeto OBSERVE – Observatório da Sustentabilidade da Região do Algarve para o turismo vai ser lançado na quarta-feira, numa sessão que terá lugar às 14h30, na Sala 2.01 do Edifício de Engenharia Civil, no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro.
Este observatório será «um instrumento de monitorização e avaliação dos níveis de sustentabilidade da região», que terá como principal objetivo «fornecer indicadores de desempenho ambiental, económico, social e institucional que suportem a tomada de decisões a curto, médio e longo prazo para um crescimento sustentável do Algarve enquanto região turística», segundo o CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg.
Na sessão de dia 6 «serão formados grupos de trabalho temáticos que irão ser responsáveis pela identificação dos indicadores de sustentabilidade da região».
O projeto OBSERVE tem a duração de 24 meses e um orçamento de 400 mil euros, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico.